Publicidade

domingo, 19 de abril de 2009

Lá vai o Santos

O Santos venceu novamente o Palmeiras, agora no Palestra Itália, e garantiu uma vaga na final do Paulista. Quem diria! Confesso que não esperava que o Peixe chegaria as semifinais, quanto mais a final. A partida apresentou vários fatores que levaram a classificação santista e a eliminação palmeirense.

Primeiro, vamos ao jogo. O Santos se portou melhor taticamente e pressionou a saída de bola do Palmeiras desde o começo do jogo. O alviverde parecia perdido, desorganizado, sem nenhuma criatividade. Aos 17 minutos, veio a resposta de tudo isso. Fábio Costa chutou para frente, Neymar dominou com categoria e deu um grande passe para Madson, no meio da zaga, dar apenas um tapa na bola e mandar para as redes: 1 a 0 Santos. A marcação santista e o posicionamento em campo matava o Palmeiras, que tentava demais jogar pela direita com o fraco Fabinho Capixaba. Armero, na esquerda, pouco era acionado. No meio, Evandro andava em campo, Jumar não marcava e nem apoiava. Pierre era o único esforçado, mas também apbaixo do esperado. No ataque, Lenny e Keirrison nada faziam. Com isso, o placar do primeiro tempo era justo. Além de tudo isso, o Peixe oparava demais o jogo, com várias faltas. Germano, pela quantidade, merecia um amarelo. Mas o árbitro era o Sálvio estava apitando... então...

Luxemburgo voltou para o segundo tempo mais uma vez com a famosa dupla substituição: Ortigoza no lugar de Lenny e Deyvid Sacconi no lugar de Jumar. A princípio, a dupla deu mais mobilidade e ação para o time palmeirense. Nada demais. O espaço na defesa aumentou e, aos 6, a zaga parou e Neymar recebeu livre e invadiu a área, mas foi empurrado por Maurício Ramos. Pênalti, e o zagueiro foi expulso. Para completar a péssima noite palmeirense, Kléber Pereira bateu bem e fez: 2 a 0! O desespero palmeirense não ajudava em nada. O time seguia sem atitude e criação. Achou um gol aos 29 minutos. Pierre chutou fraco e Fábio Costa tomou um frango cinematográfico. Algo incrível, como fazia tempo que eu não via.

O Palmeiras melhorou, se organizou em campo, mas veio a confusão. Eram 36 minutos. Diego Souza se envolveu primeiramente em uma discussão com Vágner Mancini. Depois com Domingos. Ambos acabaram expulsoso. Depois, o zagueiro santista simulou que sofreu uma agressão. O meia ficou enfurecido, tendo que ser contido por três companheiros de clube. Mesmo assim, ele se esquivou, voltou ao gramado e chutou Domingos. Suspensão enorme a vista. Aí foi só esperar o fim do jogo.

O que ficou evidente:

- a zaga palmeirense é muito fraca;
- Fabinho Capixaba não merece nem a reserva;
- Jumar também não;
- Evandro até pode ser reserva;
- nem precisa mencionar que o time palmeirense precisa de reforços;
- Vagner Mancini tem o grupo na mão;
- provocou uma grande mudança no elenco;
- barrou estrelas como Bolaños e Lúcio Flávio, e deu chance aos garotos Neymar e Paulo Henrique de forma inteligente e ousada;
- o time tem um padrão tático e coletivo mt bom;

Enfim, como tudo isso, o Santos ganhou e classifocu merceidamente. Lá vai o Peixe.

Nenhum comentário: