Publicidade

sábado, 11 de abril de 2009

Duelo de treinadores

Nesse final de semana acontece a semifinal da Taça Rio. Dois grandes clássicos darão todo o charme a disputa pela vaga na final: hoje, sábado, tem Vasco x Botafogo; amanhã tem mais um Fla-Flu. O grande destaque de cada equipe está no banco de reservas. Será um confronto de treinadores. Quem leva a melhor?

- Vasco x Botafogo: O confronto marcará o encontro do melhor time da Taça Rio contra o melhor (e campeão) da Taça Guanabara. Fato que ninguém esperava nada de ambas as equipes no início de ano. Ambos tiveram os elencos reformulados quase que totalmente, além de decepcionar em 2008. Também será o confronto de dois dos melhores técnicos da nova geração: Dorival Júnior e Ney Franco.

Dorival conseguiu restaurar o Vasco. Desde a motivação da torcida, até montar um time competitivo sem grandes estrelas. O time já tinha jogado bem na Taça Guanabara e dominou a Taça Rio. Chega melhor que os rivais para o confronto. Tem um bom goleiro, os laterais dão apoio de forma eficiente. A zaga jogará desfalcada de Fernando, que dará lugar a Leonardo. Nílton é um dos grandes nomes e dá conertura a defesa. Na frente, o trio Carlos Alberto, Rodrigo Pimpão e Élton tem dado conta do recado. Não é um time genial, mas bem organizado, o que tem feito muita diferença.

Já Ney montou um time com sua cara no Botafogo. Venceu a desconfiança da torcida e conquistou a Taça Guanabara com méritos. Porém, no segundo turno, o time caiu demais de produção. Aos trancos e barrancos, chegou a semifinal, mas a derrota para o Americano na Copa do Brasil ligou um pequeno sinal de alerta. A defesa não é tão sólida, mas conta com a experiência de Alessandro e Juninho. O único desfalque, assim como no Vasco, também é um zagueiro: Émerson. O que movimenta o time é o bom trio de frente: Maicossuel, Reinaldo e Victor Simões. Assim como o rival, não é um time genial, mas bem organizado. O grande problema é a queda de produção dos últimos jogos.

Se percebe que são times parecidos. Mas, o Vasco leva vantagem e entra como favorito no Maracanã. Vale lembrar que no último jogo entre os dois, deu Vasco: 4 a 1. E olha que o Bota veio cheio de moral por causa do título no primeiro turno. Por essas e outras, para o PB, dá Vasco.

- Fluminense x Flamengo: O clássico mais charmoso do Brasil volta a acontecer uma semana depois. Agora, sem nenhum clima de "amistoso de luxo". Para ambos, é vencer para salvar os erros da Taça Guanabara. Vencer também será deixar o rival sem chances de passar a ser o maior vencedor do Carioca. No confronto dos técnicos, dois estrategistas: Parreira, que voltou ao futebol mostrando a velha competência; Cuca, que precisa vencer para acabar com o estigma de vice.

O técnico Carlos Alberto Parreira é o símbolo do crescimento do Fluminense nesse Carioca. Se o que se via com René Simões era um time bagunçado, sem vontade, com Parreira o time ganhou padrão tático e garra. O Flu chega com um time bem organizado em campo. Arrumou a defesa, apesar de os laterais não funcionarem como se espera; tem um meio-campo com boa saída de bola; e um atacante matador e outro em boa fase. O quarteto da frente é o grande trunfo do tricolor. Thiago Neves e Conca são meio-campistas ímpares. Tem qualidade para decidir a partida, seja em um lance ou em uma cobrança de falta. Éverton Santos se desdobrou para quebrar qualquer desconfiança e, mesmo não sendo artilheiro, dá muito trabalho aos adversários. E Fred é o homem-gol. O responsável para colocar a bola na rede e classificar o time. O camisa 9 também é um dos responsáveis pela boa fase que o Flu vem vivendo.

Cuca ainda é perseguido pela sina de nadar, nadar, e morrer na praia. É evidente que, dos quatro, o Flamengo foi quem menos convenceu. Mas, pelas últimas exibições, se percebe uma colocação melhor em campo, se comparado a antes. Sabe-se que não é o ideal, mas pode ser o necessário para se classificar. O treinador deu ar de mistério e não definiu a escalação. Bruno não joga, dando lugar a Diego. A defesa pode ter Everton Silva como lateral, ou Aírton como terceiro zagueiro. Na frente, Zé Roberto e Émerson brigam por uma vaga. O novo atacante rubro-negro ppode também entrar no lugar de Kléberson e deixar Zé no meio. Pode ser que Erick Flores apareça entre os 11. São várias dúvidas na cabeça, mas só nossa. Na de Cuca, o time está bem definido. O que pode fazer a diferença para o treinador é não querer inventar e colocar o time para jogar o simples.

Como disse antes, o Fluminense chega melhor e mais arrumado para o confronto. O resultado contra os reservas do Flamengo não diz nada. Logicamente que clássico não tem favorito, ainda mais Fla-Flu. Mas, nesse, o Tricolor chega melhor e pode ser diferencial ter jogadores acostumados em decidir, o que tem faltado no rubro-negro.

Façam suas apostas.

Nenhum comentário: