Publicidade

terça-feira, 28 de abril de 2009

Corinthians Fenomenal

Campeão? Ainda é cedo. Porém, o Santos tem que mudar muito para reverter a bela vantagem conquistada pelo Corinthians nesse domingo. O Timão mostrou eficiência na defesa, um goleiro em boa fase e um Ronaldo decisivo. Quer mais? Já o Santos foi facilmente marcado. Cristian anulou bem Neymar, Kléber Pereira cansou de perder gols. Com tudo isso, é difícil não dizer que o Corinthians já é "campeão". Isso só não acontece se Vagner Mancini fizer um verdadeiro milagre. O que não é fácil ver depois do jogo de ontem.

O jogo começou da maneira esperada. Muita marcação, jogo travado e estudado. Isso até os 10 minutos. Pará fez falta dura em cima de Morais, perto da grande área. Chicão bateu bem, como sempre, e fez: 1 a 0. Mesmo sem criar boas chances e com menor posse de bola, o Timão tinha um posicionamento perfeito em campo. A primeira boa chance do Santos veio apenas aos 22 minutos, com Madson batendo de fora, para defesa de Felipe. Dois minutos depois, apareceu Ronaldo. Chicão deu um chutão para frente e a bola caiu o pé de Ronaldo. Caiu não. Ele dominou com uma categoria de quem conhece. Livre, entre os zagueiros, dominou e bateu, sem chances para o goleiro Fábio Costa: 2 a 0! O Fenômeno quase fez o terceiro, chutando de fora, por cima do gol.

A equipe santista demorou, mas acordou na partida. Perdeu três grandes chances. A melhor foi aos 36. Paulo Henrique fez grande passe para Kléber Pereira - posição irregular não marcada - no meio da zaga corintiana. O atacante quis driblar Felipe, adiantou demais e o goleiro salvou. Na sobra, Neymar chutou e Felipe desviou para escanteio. Aos 40, Triguinho tabelou pela esquerda, entrou na área e obrigou o camisa 1 corintiano fazer ótima defesa. No escanteio, Fabão entra no meio da área e desvia. O goleiro do Timão fez mais uma defesa fantástica.

Vágner Mancini acordou o time santista, que logo no começo do segundo tempo chegou com Fabiano Eller, que cabeceou por cima, após jogada ensaiada na cobrança de falta. Aos 9, Triguinho cruza para Kléber Pereira, livre na área, que manda para fora. A persistência santista valeu a pena. Triguinho fez mais uma tabela com Madson, entrou na área e surpreendeu Felipe ao cruzar fechado. O goleiro acabou colocando pra dentro do gol: 2 a 1.

Se esperava, logicamente, uma grande pressão do peixe. Aconteceu: Madson, Neymar, Kléber Pereira. Todos tentaram, mas paravam ou na zaga ou no ótimo dia do goleiro Felipe. Aí, uma certo atacante, sumido no segundo tempo - como todo o meio-campo e ataque corintiano - apareceu. Eram 31 minutos. Elias achou Ronaldo entre os zagueiros - mais uma vez. Ele dominou, deu um drible seco em Triguinho e, ao ver Fábio Costa adiantado, mandou por cobertura. Golaço! 3 a 1 Corinthians.

O Santos ainda tentou. Aos 35, Robson bateu forte, da entrada da área. Quem salvou? Felipe. 36, pressão santista. Quem segurou? Felipe! Foi realmente o dia do goleiro mais feliz para esse camisa 1. Final: 3 a 1 Corinthians.

O Corinthians tem um time com cara de campeão. Eu disse isso aqui no começo do ano. Seria um time com a cara do Corinthians e favorito ao título. Chegou e, sinceramente, é muito difícil acreditar que o Santos fará três gols de diferença no jogo de volta. Nem mesmo com a ausência de Chicão na zaga isso deve acontecer. É um time compacto, firme, com um treinador que sabe encaixar cada peça no sistema tático. Treinador que sabe fazer a diferença, sem alarde. Digo mais: com esse grupo, o Corinthians entra sim favorito ao título brasileiro.

Sobre Ronaldo, vamos com calma. Fez sim dois gols de quem conhece, de jogador diferenciado. Mas, apareceu muito pouco na partida. Quem merece os holofotes nesse dia é Felipe. Outro que não tinha minha confiança, mas tem se destacado pela raça e força. Fechou o gol, só tomou um porque ele próprio colocou para dentro. Com tudo isso, é difícil não achar que o Timão já é 90% Campeão. Não tanto como o Cruzeiro, mas quase que podemos dizer: só falta a faixa.

Nenhum comentário: