Publicidade

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Libertadores: semana 100% brasileira

Semana perfeita para os times brasileiros na Libertadores: 4 jogos, 4 vitórias. Depois do Palmeiras, que venceu na terça-feira, Cruzeiro, São Paulo e Sport fizeram o seu papel e também fizeram os três pontos em casa. Além disso, Raposa e Tricolor fecham a primeira fase na liderança de seus grupos, e o Sport está na frente no grupo 1, o da morte. Para completar, os argentinos se deram mal. Até o Boca, para sorte do Grêmio, que pode fechar a primeira fase com melhor campanha.

- Em um jogo fácil, mas de forte marcação e butinadas equatorianas, o Cruzeiro venceu o Deportivo Quito, por 2 a 0, e sacramentou a liderança do grupo 5. Aliás, o time precisou de metade do primeiro tempo para liquidar o jogo: Léo Fortunato, aos 13, e Wagner, em belo chute de fora, aos 26, fizeram os gols do jogo. Para manter a rotina, a Raposa teve novamente um jogador expulso: Fabrício. Pelo lado equatoriano, dois foram expulsos, e deveriam ser três, caso o árbitro Carlos Amarilla visse a agressão de Edwin Tenorio em Kléber. Olha que o atacante nem revidou! Enfim. Cruzeiro classificado em primeiro. O trem azul tem time para ir longe.

Junto ao Cruzeiro, o Estudiantes também se garantiu na próxima fase. Sem convencer, diga-se de passagem. Empatou em zero a zero com o Universitário de Sucre, da Bolívia. Não tem cara de quem vai incomodar.

- O São Paulo mais uma vez venceu e não convenceu. Desorganizado, com Hernanes e Jorge Wagner apagados, Borges sumido e sem conseguir furar o bloqueio colombiano, o tricolor suou para conseguir os três pontos contra o mistão do América de Cali - nem o técnico veio. O susto veio aos 8 minutos, quando Parra mandou para as redes, após bom contra-ataque: 1 a 0 América. Washington perdeu três boas chances de empatar ainda no primeiro tempo. Porém, a virada só veio na segunda etapa, com Dagoberto. Primeiro, completou cruzamento de Jean, se antecipando a zaga, aos 13 minutos. Aí veio a grande lambança do goleirão da equipe colombiana. Aos 22, o zagueiro Viáfara recuou para Mesa que, ao tentar chutar para frente, chutou a bola em cima de Dagoberto, e a bola acabou indo pro fundo do gol! Incrível! Hilário! Virada tricolor: 2 a 1. Porém, o América só não empatou porque é ruim. O São Paulo vai chegando, mas sem convencer ninguém. Nem mesmo Muricy.

Na outra partida que definiu o grupo 4, o Defensor venceu o Independiente Medelin, por 4 a 3, e se garantiu como segundo colocado. O gol da classificação saiu no último minuto de jogo, em partida disputada em Montevidéu.

- Na Ilha do Retiro, outro jogo duro e virada brasileira. O Sport conseguiu a classificação no tenebroso grupo da morte, o grupo 1 da Libertadores. O jogo foi complicado. No primeiro tempo, o rubro-negro não conseguiu escapar da forte marcação do Colo-Colo. Quem conseguiu chegar foram os chilenos, uma vez com Millar e outra com Cereceda. A única boa chance do Sport foi em uma tentativa de calcanhar de Ciro, após chute fraco de Dutra. Muñoz defendeu.

A segunda etapa foi totalmente diferente. Logo aos 4 minutos, Millar recebeu ótimo passo de Barrios e, dentro da área, chutou cruzado. A bola passou por Magrão, bateu na trave e entrou: 1 a 0 Colo-Colo! O gol de empate saiu aos 14 minutos: Hamilton chutou forte, de fora da área, e a bola explodiu na trave. No rebote, Moacir apareceu livre e mandou para as redes: 1 a 1! Mais 15 minutos e veio a virada: Luciano Henrique tentou chute, mas foi travado pela zaga chilena. A bola acabou espirrando e, na pequena área, Vandinho só escorou entre o zagueiro Jara e o goleiro Muñoz. Festa na lotada Ilha: 2 a 1 Sport! Vale mencionar que houve falta de Vandinho em Jara, quando o atacante empurra o marcador antes de fazer o gol. Aí foi só manter o placar.

Sport classificado, com méritos e muito suor, em um dos grupos mais equilibrados e de bons times nos últimos anos da Libertadores. A outra vaga fica entre Colo-Colo e Palmeiras, que farão o primeiro "mata-mata" em Santiago, na próxima quarta-feira.

- Se para os brasileiros a rodada foi 100%, os nossos hermanos argentinos foram muito mal. Nem o Boca se salvou. Foi até o Equador e perdeu para o Deportivo Cuenca, por 1 a 0, gol de Preciado - com falha de Pato Abbodanzieri . Com a vitória, os equatorianos deram bom passo para a classificação. Vai brigar pela segunda vaga do grupo 2 com o Deportivo Táchira, que vai até La Bombonera pegar o Boca na última rodada. O Cuenca visita o Guarani, no Paraguai.

Quem não anda bem das pernas já algum tempo é o River Plate. Tomou uma goleada do Nacional do Paraguai, time que não havia ganho nenhum jogo até aqui - estava com apena um ponto ganho em quatro jogos. O placar: 4 a 2! E de virada, já que o River saiu na frente, mas depois viu um massacre. O maior participante argentino sai de maneira lastimável e pode acabar na lanterna de um grupo 3 que classifica o San Martín, do Peru. O único que se salva é o outro Nacional, o do Uruguai, que vem jogando muito. Peruanos e uruguaios se enfrentaram na terça-feira e empataram em 1 a 1, garantindo ambos nas oitavas-de-final.

Nenhum comentário: