Publicidade

domingo, 10 de maio de 2009

Boa estréia

- O Palmeiras começou com um time misto, mas foram os titulares que entraram e deram conta do recado. Vítória de virada sobre o Coritiba, com gol no finalzinho. Alguém duvida que o alviverde vai longe?

Luxemburgo resolveu poupar mais de meio time, visando a partida de volta pela Libertadores. Mesmo assim, o time se comportou bem em campo e conseguiu maior controle de bola. Porém, não conseguia chegar com eficiência ao ataque, quase sempre parando na boa marcação do Coritiba. Chances reais de gol foram poucas. Muito poucas.

Quem saiu na frente foi o Coxa. Aos 30, Jefferson se enrolou todo ao tentar tirar a bola da área e acabou acertando o lateral Márcio Gabriel na área. Pênalti. Ao meu ver, foi um lance normal, visto que o lateral palmeirense não vê o jogador do Coritiba. Porém, bola na marca da cal: Marcelinho Paraíba bateu bem e fez. 1 a 0. Após sofrer o gol, o Palmeiras foi com tudo em busca do empate. Na melhor chance, aos 33, Jefferson cruzou na pequena área e Willians cabeceou torto, para fora, perdendo ótima oportunidade.

Em desvantagem no placar, Vanderlei Luxemburgo veio do intervalo com três alterações de uma só vez. Colocou seus melhores jogadores de frente - Keirrison, Cleiton Xavier e Diego Souza - no lugar dos inoperantes Jumar e Marquinhos e no ainda sem ritmo Mozart. Isso mudou a postura do Palmeiras em campo, tornando o time muito mais criativo e ofensivo.

Logo aos três minutos, o garoto Souza fez ótimo lançamento para Keirrison, achando o atacante entre a zaga do Coxa. O K9 invadiu a área, mas o goleiro Vanderelei saiu muito bem e salvou. O camisa 1 paranaense salvou logo depois, em uma cobrança de falta de Diego Souza que tinha rumo certo. O gol parecia questão de tempo, mas demorou um pouco a sair. Só aos 24 minutos. Cleiton Xavier fez bom passe para Jefferson na esquerda, que cruzou rasteiro. A bola passou por todo mundo, menos por Willians, que no segundo pau empurrou para as redes: 1 a 1!

O autor do gol de empate acabou saindo depois, por contusão. Como já tinha realizado três alterações, o time ficou com um a menos. Justo quando o time dominava a partida. Mas, o alviverde foi recompensado. Aos 43, Diego Souza fez grande jogada, foi parado com falta mas o juiz deu vantagem, pois a bola caiu nos pés de Marcão. O zagueiro rolou e deixou Keirrison na boa, dentro da área, cara a cara com Vanderlei. Aí K9 deu um tapa na bola e mandou para as redes, encerrando um jejum de quase cinco jogos. Festa no Palestra: Palmeiras 2 a 1!

Vejo que a partida foi vencida por quem ousou mais, tanto dentro de campo, quanto no banco de reservas. René Simões mecheu mal na equipe e deixou o Palmeiras pressionar e mandar na partida. Tirou os jogadores que davam velocidade a equipe em caso de contra-ataque - Marcelinho Paraíba e Marcos Aurélio - e quem entrou não deu conta. Já Luxemburgo comemora o fato de ter poupado vários titulares e saído com importantes três pontos. Um ponto diferencial ao meu ver: o gol de Keirrison tira um "caminhão" das costas do jovem atacante, o que pode fazer com que ele renda mais nas próximas partidas. Agora, foco na Libertadores. Terça-feira, tem o Sport na Ilha.


- Sport que não poupou jogadores e ficou apenas no empate contra o estreante Barueri, na Ilha do Retiro. O rubro-negro começou explorando, como sempre, as jogadas de bola parada. E foi assim que chegou ao primeiro gol. Aos 13, Paulo Baier mandou a bola na área e, depois de bate-rebate, ela sobrou para Igor, que mandou pro gol: 1 a 0. O primeiro do Brasileirão 2009. Ao contrário do que se esperava, o Sport não conseguiu melhorar e pressionar. Era um time apático, sem criatividade e parado facilmente pela marcação do Barueri. Os visitantes iam, aos poucos, dominando a partida e quase chegou ao empate, com Pedrão, aos 32.


No segundo tempo, Nelsinho tentou melhorar o time fazendo as duas alterações que restava (Daniel Paulista saiu machucado no primeiro tempo, dando lugar a Sandro Goiano). Tirou a dupla Guto e Paulo Baier e colocou Luciano Henrique e Fumagalli. Porém, o Barueri foi para cima no começo da etapa final e conseguiu o empate. de forma estranha, diga-se. Pedrão recebeu lançamento, foi mais rápido que César, invadiu a área e bateu, quase sem ângulo. Magrão tocou na bola e ela explodiu no travessão e subiu. O improvável aconteceu: a bola acabou descendo e entrando. Durval tentou acompanhar, mas não conseguiu tirar: 1 a 1! Com certeza, será o gol mais lembrado do Brasileirão até o final.

Pedrão era a grande arma do Barueri. Sempre acionado pelo lado esquerdo, onde Fernandinho passeava sobre Moacir, o atacante perdeu duas boas oportunidades - a melhor delas aos 18, quando recebeu de frente para o gol, mas mandou por cima. Foi pelo também pela esquerda que o Sport conseguiu melhorar, buscando explorar as jogadas com Dutra. Mas, as jogadas não levavam perigo. O Barueri perdeu, no minímo, mais duas chances claras de gol e por pouco não estreiou com uma importante vitória fora de casa.

Resultado injusto, como pode perceber. Nelsinho precisa melhorar o time se quiser bater o Palmeiras, na terça-feira. O que pode justificar a má atuação de hoje é justamente a equipe já estar com a cabeça na Libertadores. Porém, todo cuidado é pouco. Já o Barueri, comandado por Estevam Soares, conseguiu atuar de maneira inteligente. O grande problema é que depende demais de Pedrão.

- No outro jogo da noite, o Atlético Mineiro conseguiu um empate com gosto de vitória na Ressacada, contra o Avaí. O Leão de Floripa saiu na frente com Evando, aos 24 minutos. No segundo tempo, Muriqui ampliou, aos 13, para festa da torcida. Porém, o Avaí entrou no problema de querer segurar o jogo. O Galo aproveitou. Aos 25, Márcio Araújo lançou Alessandro, que com a matada no peito tirou o marcador e mandou pro gol, diminuindo o placar. Isso incendiou o Atlético, que percebeu a chance de igualar. O empate veio aos 32. Diego Tardelli bateu cruzado, a bola desviou na zaga e Carlos Alberto completou: 2 a 2. Por pouco, no finalzinho, não veio a virada. Alessandro cabeceou, sem força, mas a bola acertou o travessão. Como disse antes, um bom resultado para o Atlético, ruim para o Avaí. Obs: O que passa com Élder Granja? Faz tempo que não vejo um jogador tão apático.

Nenhum comentário: