Publicidade

terça-feira, 5 de maio de 2009

Libertadores: Agora é pra valer!

Começa hoje as oitavas-de-final da Taça Libertadores. Agora é mata-mata, ou seja, não dá para vacilar. Na teoria, o melhor confronto deve ser entre Sport x Palmeiras. Vamos analisar os confrontos, segundo as campanhas na fase de grupos. Os jogos estão em ordem de chaveamento.

- Grêmio x San Martin (PER): Em meio a desconfiança, queda de técnico e tudo mais, o Grêmio fechou a fase de grupos com a melhor campanha: 16 pontos de 18 disputados. Foram cinco vitórias e um "fatídico" empate na estréia. Está certo que o grupo 7 não era daqueles, mas tinha o bom Universidad de Chile, por exemplo. Já o time peruano surpreendeu e se classificou em segundo lugar no grupo 3, deixando fora os (ex) temiveis argentinos do River Plate. Como a equipe argentina foi pífia, os peruanos chegaram. Foram duas vitórias (em casa), dois empates e duas derrotas. Nada demais. Tem uma defesa fraca e um ataque "mais ou menos".
O destaque gremista vem sendo Souza, que tem usado a raça e a experiência em Libertadores, além de possuir também um dos melhor ataques da competição - setor muito contestado nos primeiros jogos. No San Martin, os destaques são Ludueña e Garcia. O Grêmio não deve ter dificuldades.

- Caracas (VEN) x Deportivo Cuenca (EQU): Dois times que surpreenderam e fizeram boas campanhas em seus grupos. Grupos complicados, diga-se de passagem. O Caracas foi líder do equilibrado grupo 6, que contava com Lanús, Everton (CHI) e Chivas. Deixou para trás os argentinos e mexicanos, "favoritos" da chave. O Cuenca ficou em segundo no grupo 2, do todo-poderoso Boca Juniors. Como os Xeneizes "passearam", a briga foi com o venezuelano Deportivo Táchira até a última rodada. Aliás, os equatorianos foram os únicos a vencer o Boca na fase de grupos - 1 a 0, em casa.

Deve ser um dos confrontos mais equilibrados das oitavas. Digamos que são duas equipes "arrumadinhas" e que podem até incomodar nas quartas-de-final. O destaque do Caracas é o atacante Dario Figueroa, com quatro gols até aqui. O Deportivo Cuenca também conta com seu artilheiro - o brasileiro Rodrigo Teixeira, que já balançou as redes seis vezes. Vale conferir esse confronto.

- São Paulo x Chivas (MEX): Dois bons times do qual se esperava mais. Isso define o confronto entre São Paulo e Chivas. O time brasileiro vem da liderança no grupo 4, sem dificuldades mas também sem convencer. Passou apertado no três jogos em casa, chegando a empatar na estréia contra o Independiente Medelín, mas soube jogar bem fora, o que garantiu a liderança. Quanto aos mexicanos, ficaram na vice-liderança do grupo 6, só classificando após um sofrido empate com o Everton, no Chile - se perdesse, estaria fora. Time que sempre dá trabalho nas competições sul-americanas, o Chivas chega com o problema de não poder atuar em casa nas oitavas, devido a "gripe suína" que assola o México. Pior: o seu mando deve acontecer no Brasil (no estádio Couto Pereira, provavelmente). Isso faz o time mexicano quase "eliminado"? Eu penso que não. O time mexicano é quase "argentino": catimbento, guerreiro e de forte marcação e saída de jogo. Porém, repito, não convenceu.

Os destaques: no São Paulo, Borges vem sendo o homem-gol - já fez cinco - e "salvou" o time em vários jogos na fase de grupos. Sem Rogério Ceni, o Tricolor perde a liderança e a experiência do seu ícone em campo. No Chivas, o artilheiro do time é Balcazar, com dois gols, mostra de um time que prioriza muito o coletivo.

- Cruzeiro x Universidad de Chile: A Raposa chega as oitavas muito bem. Com exceção da goleada sofrida para o Estudiantes, em La Plata, o time passou tranquilo por um grupo nada complicado. Líder do grupo 3, teve quatro vitórias e um empate na altitude, além da derrota mencionada antes. Possui um forte elenco e vem embalada pelo título mineiro sobre o maior rival. O adversário, o "la U" ficou em segundo no grupo 7, o mesmo do Grêmio, e passou apertado. A vaga só veio após uma vitória apertada sobre o fraco Aurora, fora de casa, e a derrota do Boyacá para o Grêmio. Precisa entrar nos eixos para conseguir fazer frente aos mineiros. O que não parece acontecer.

É difícil apontar um só destaque para o Cruzeiro. Ramires é o motor do time, Wagner voltou de contusão muito bem. Mas, quem parece ter o "espírito Libertadores" em si é o atacante Kléber, o Gladiador. Só precisa se controlar mais e não ser novamente expulso - já são duas em quatro jogos pela competição. No time chileno, o conhecido Cuevas leva perigo a defesa adversária. O artilheiro do time é Estrada, com dois gols.

- Boca Juniors x Defensor (URU): Lá vem eles... O todo-poderoso Boca Juniors conseguiu "complicar" um pouco a sua classificação para as oitavas em um grupo fácil. Teve a "proeza" de perder para o Deportivo Cuenca. Independente disso, é sempre o Boca. Há quem ache exagero, mas é um time que sabe jogar Libertadores. Os únicos problemas devem ser confiar em Pato Abondanzzieri no gol e ter um time "velho". O adversário dessa fase tem um bom posicionamento tático, mas peca muito nas finalizações. O Defensor se classificou em segundo no grupo do São Paulo e foi mais um que se garantiu de forma dramática. Chegou as oitavas após vencer o Indenpendiente Medelín, em casa, por 4 a 3, de virada e com gol no último minuto. Essa moral pode pesar nos confrontos com os xeneizes. Mas, mesmo assim, é muito difícil achar que o Boca não passa.

A dupla de ataque da equipe argentina, formada por Palermo e Palácio é o grande destaque - fizeram quatro gols cada. Além do elenco acostumado a jogar essa competição. O destaque do time uruguaio é Dario de Souza. Atacante chato, que se movimenta bem e chega com facilidade ao ataque. Já fez três gols na competição.

- Libertad (PAR) x Estudiantes (ARG): O time paraguaio começou a competição dando mostras que poderia ser a grande sensação da primeira fase - venceu os quatro primeiros jogos. Engano nosso. Perdeu os dois últimos jogos, um deles em casa para o San Luis, do México. Com isso, ficou apenas com a sétima melhor campanha. Pela frente, terá um time complicado, mas que não motrou muito na primeira fase. O Estudiantes só empolgou na goleada sobre o Cruzeiro, em casa. Em um grupo fraco, só se garantiu na última rodada. Porém, o peso da camisa e, principalmente, a experiência de Verón pode fazer toda a diferença.

Além do experiente meia, a equipe argentina confia no bom atacante Boselli, artilheiro do time na competição com três gols. Os paraguaios apostam no grupo. O artilheiro do time é Miguel Ximénez.

- Nacional (URU) x San Luís (MEX): Para mim, o Nacional é o time que tem jogado melhor futebol. Mesmo sem fazer a melhor campanha, é quem tem jogado de forma mais "redonda". Classificou em primeiro e com sobras no grupo 3 e chega invicto as oitavas. Dono do melhor ataque da competição - 12 gols - e uma das melhores defesas - apenas três sofridos. Além disso, não precisará jogar no México e enfrentar o "fator campo" do adversário. Vi muito pouco do San Luis. Sei que se classificou com uma vitória fora de casa sobre o Libertad, e só passou pelo saldo de gols e pela bobeada do Universitário de Lima. É novato na competição e não aparenta muito perigo.

A dupla Lodeiro e Alavaro Fernandez tem sido o grande destaque da equipe uruguaia - marcaram cinco gols juntos. O fator casa é fundamental para o Nacional, que conta com uma torcida apaixonada. O San Luís tem como artilheiro na competição o jogador José Reyes, com dois gols.

- Sport x Palmeiras: Por fim, o confronto que abre as oitavas-de-final. O de maior rivalidade até aqui. Os dois time chegaram aqui vindos do mesmo grupo - o 1, o da morte. Surpresa ou não, o Sport desbancou toda desconfiança e se classificou em primeiro, vencendo as duas partidas contra Colo-Colo e LDU. Só não conseguiu vencer até aqui o adversário, o Palmeiras. Foi um empate, no Palestra, e uma derrota em casa. Aliás, esse jogo foi o que deu nova vida ao time alviverde. A vitória de 2 a 0 sobre o Leão foi fundamental na busca pela vaga. Mas ela veio da maneira mais dramática possível: com um golaço aos 42 do segundo tempo, fora de casa, e com um a menos durante quase toda a etapa final. Isso deu muito ânimo ao time comandado por Luxemburgo, que chega muito forte para o mata-mata.

A rivalidade entre os times vem desde o ano passado, quando o Sport eliminou o Palmeiras pela Copa do Brasil. O destaque do time pernambucano na Libertadores até aqui vem sendo o conjunto. Individualmente, Paulo Baier, Ciro e Andrade - que fez dois belos gols na partida contra a LDU - vem sendo os destaques, além do bom goleiro Magrão. No Palmeiras, os grandes nomes são o trio ofensivo Keirrison (seis gols, somados os da primeira fase), Diego Souza e Cleiton Xavier (três gols cada). Os dois meias foram decisivos nas últimas partidas. O K9 deixou a desejar nos últimos jogos, mas é matador. Além deles, o time também tem um ótimo goleiro: Marcos, herói em Libertadores.

É sem dúvida o jogo que vai prender a atenção. Não a toa teve o maior espaço na análise. Quem sair daqui vai muito forte para chegar longe. Um jogão!

Agora é acompanhar cada detalhe desses confrontos. Quem vai chegar? Quem fica pelo caminho? Teremos zebras? Cenas dos próximos capítulos que começam a se escrever hoje a noite.

3 comentários:

Anônimo disse...

e o flamengo?

|| ƒ@ß!0 - فابيو || disse...

o flamengo nao ta na libertas!

Boa analise..e vou dar um "pitaco" a respeito do cruzeiro, clube que amo. Acho que o fundamental pra competitividade da equipe celeste e a postura adotada fora de casa, se o AB nao mudar fika dificil trazer o tri pra Minas..

sds

cruzeilouco.blogspot.com

Camila Paulos disse...

Hahahahaha... o Palmeiras tomou a vaga do Flamengo no Brasileirão do ano passado.

Fiquei feliz em ver que todos os Brasileiros passaram para a segunda fase, apesar do susto do Palmeiras. Acho que passam: Grêmio, Caracas, São Paulo, Cruzeiro, Boca, Estudiantes, Nacional e Sport.