Publicidade

domingo, 3 de maio de 2009

O Coringão voltou campeão!

Faltava mesmo apenas confirmar. O Corinthians apenas administrou a boa vantagem do primeiro jogo e conquistou o Paulistão 2009! Merecido? Talvez não muito pela primeira fase, mas demais pela fase final. O que é melhor para o fiel torcedor: invicto! Algo que só poucos conseguiram - o último foi o Palmeiras, em 1972.

O jogo teve o início esperado. Um Santos totalmente ofensivo, pressionando no campo de defesa corintiano e partindo para cima. Os primeiros 30 minutos foram quase todos do time santista. O grande "pecado" foi o Peixe perder tantos gols, principalmente Kléber Pereira. Logo no primeiro minuto, ele recebeu quase na pequena área, mas Alessandro desviou o chute que tinha direção ao gol. Aos 13, Germano recebe de Paulo Henrique e tenta o cruzamento, mas Alessandro mais uma vez aparece na hora certa. Um minuto depois, Triguinho tentou outro cruzamento, mas Felipe salvou de carrinho, nos pés de Neymar. Felipe fez uma defesa segura após chute de Madson, aos 16. A melhor chance veio aos 18, quando Madson invadiu a área e bateu cruzado. A bola passou em frente ao gol e Kléber Pereira chegou atrasado.

Tanta pressão só foi dar resultado aos 26 minutos. Kléber Pereira recebeu passe açucarado e saiu, em posição legal, na cara de Felipe. Ao driblar o goleiro, o camisa 9 caiu na área: pênalti. Foi? Não foi? Eu acho que sim, dizem que não. Lance difícil. Kléber Pereira bateu firme e fez: 1 a 0 Santos! Será que dá? Essa era a pergunta. Resposta? Quatro minutos depois ela veio. Antes, aos 30, depois de confusão na área, Paulo Henrique bateu e Felipe fez boa defesa. O primeiro bom lance corintiano foi eficiente. Aos 32, Dentinho recebe na esquerda e toca para André Santos dentro da área, que bate de primeira: 1 a 1! O gol acordou o Corinthians e esfriou o Santos. Ronaldo, aos 38, cobrou falta de longe, obrigando Fábio Costa espalmar. A última boa chance do primeiro tempo foi do Santos, com Neymar cobrando falta muito bem e a bola passando pertinho.

A segunda etapa não foi tão movimentada como o primeiro tempo. Começou do mesmo jeito: Kléber Pereira recebe na área e Alessandro corta, logo aos quatro minutos. O Corinthians quase chegou ao segundo gol aos nove minutos. Primeiro, Jorge Henrique cabeceia e Fábio Costa faz grande defesa. Na sequencia, Alessandro faz cruzamento e Ronaldo não alcança. O jogo a partir daí deu uma esfriada. Vagner Mancini até tentou algumas alterações, colocando Molina, Maikon Leite e Róbson. Em vão. Aos 37, Madson cruzou rasteiro, mas Felipe cortou mais uma vez. Um minuto depois, a coisa foi água abaixo para o Santos: Domingos fez falta dura em Ronaldo e foi expulso. Pronto. Era só esperar o apito do árbitro e ir para o abraço: Corinthians campeão paulista!

Digo que foram dois Corinthians no Paulistão: um pré-Ronaldo, outro pós-Ronaldo. Mano achou o melhor do Timão quando colocou o time no 4-3-3. Ser campeão invicto é mérito de um time que souve ser equilibrado quando precisava. Lógico que empatou até demais, mas conseguiu ser superior quando precisava. Principalmente nos clássicos. Teve um goleiro que cresceu novamente. Uma zaga compacta, firme e com regularidade - pode-se dizer que a melhor do Brasil. No meio, jogadores como Cristian e Elias foram além do que esperavam. Douglas sumiu na primeira fase, mas cresceu nas finais. E o ataque, se era um terror com Souza, virou alegria com Ronaldo.

O Coringão voltou campeão! Está certo que o Paulista não diz tudo. Aliás, diz muito pouco. Mas, pode se perceber que o Corinthians pode ir muito além. Time e técnico para isso tem. Torcida apaixonada, também. Parabéns Timão!

Nenhum comentário: