Publicidade

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Domingo dos visitantes

Um domingo de visitas ingratas no Brasileirão. Dos sete jogos, apenas uma vitória dos donos-da-casa, dois empates e quatro vitórias dos visitantes. O fator casa não prevaleceu.

- O visitante que mais aprontou foi o Santos, que goleou o Fluminense por 4 a 1, em pleno Maracanã. O peixe começou melhor no jogo, mais organizado, porém foi o Fluminense que abriu o placar. Mariano começou jogada pela direita, tabelou com Fred, que tocou para Conca, na esquerda. O meia argentino bateu cruzado e a bola sobrou para o próprio Mariano, na grande área, bater no contra-pé de Fábio Costa: 1 a 0 Flu, aos nove minutos. Com o gol, o tricolor cresceu e nos dois minutos seguintes quase ampliou em duas boas chances com Fred.

Depois disso, o Santos voltou a equilibrar o jogo e quase chegou ao empate, aos 29, em ótima cabeçada de Domingos. Fernando Henrique foi melhor ainda e fez uma fantástica defesa. Aos 37 veio o gol. Molina bateu falta, no canto direito do goleiro: 1 a 1.

Melhor em campo, o Santos não demorou muito para virar na segunda etapa. Logo aos seis minutos, Molina deu um passe incrível para Madson entre os zagueiros. O baixinho driblou Fernando Henrique e fez: 2 a 1 Flu! Para piorar a situação do apático Fluminense, aos 20 minutos Dieguinho foi expulso. Com um a mais, a equipe santista foi para matar a partida. Neymar entrou aos 38 minutos e aos 39 deu um lançamento incrível para Madson, que invadiu a área e bateu cruzado, para Kléber Pereira completar de carrinho: 3 a 1!

Aos 40, Eduardo Ratinho deu uma entrada criminosa em Neymar e foi expulso corretamente. Quero só ver STJD! Um minuto depois, Neymar apareceu novamente, bateu forte da grande área. Fernando Henrique espalmou e Kléber Pereira apareceu para completar e fechar o placar: 4 a 1 Santos. Com louvor!

Foi um passeio santista. Dominou o jogo, bem posicionado e comandado por Molina, que fez o jogo rodar e deu qualidade ao meio-campo santista. Junto a ele, Madson também jogou muito, dando velocidade pelos lados. Por fim, Neymar entrou muito bem e participou de dois gols em quase dez minutos em campo. Quanto ao Fluminense, espero que com a volta de Diguinho e Leandro Amaral o time ganhe maior equilibrio. Com esse time, não dá.


- Em Porto Alegre, o Grêmio fez as honras e venceu em casa o Botafogo, por 2 a 0, na estréia de Paulo Autuori. O tricolor gaúcho dominou o primeiro tempo. Criou várias oportunidades, mas não conseguiu aproveitar as boas chances. Na melhor delas, aos 31, o zagueiro Léo mandou uma bomba na trave, após cobrança de falta. O Botafogo só chegou uma vez, com Juninho cobrando falta, mas Victor estava atento e fez a defesa.

O Alvinegro não tinha ação no ataque. Com Victor Simões isolado, não conseguia criar e chega ao ataque com perigo. Com isso, o Grêmio seguiu mandando no jogo e chegou aos gols. O primeiro veio aos 12, com Jonas, que aproveitou o corte da zaga e mandou de bico, da entrada da área, sem chances para Castillo: 1 a 0! O segundo gol foi um golaço! Aos 33, Douglas Costa cruzou rasteiro pela esquerda, Maxi Lopez tocou de calcanhar e deixou limpa para Fábio Santos completar: 2 a 0 Grêmio!

Vitória justa para quem criou mais e teve maior ação no jogo. A equipe gremista não encontrou maiores dificuldades para bater o Botafogo, que não conseguia chegar ao ataque. Precisa urgente de um companheiro de ataque para Victor Simões e um meia para o lugar de Maicossuel.

- Na Baixada, o jogo dos erros. O Náutico aproveitou e surpreendeu o Atlético/PR, fora de casa, por 3 a 2. E voltou do intervalo perdendo por 2 a 0. No primeiro tempo, Wallyson fez o dois gols do Furacão. Primeiro, aproveitando uma bobeira do zagueiro com o goleiro e deu um toquinho, mandando pro gol, aos 24. No segundo, novo vacilo da defesa alvirubra e o jovem atacante driblou o goleiro Eduardo e fez: 2 a 0.

No segundo tempo, quem passou a errar foi o Atlético. Mais precisamente o bom goleiro Galatto. Aos dois minutos, o goleiro saiu mal em cobrança de falta, rebateu para a entrada da área e não voltou a tempo para pegar o chute de Gladstone (!): 2 a 1. O goleiro voltou a falhar aos 11, deixando a bola escapar após cobrança de escanteio. Anderson Lessa não desperdiçou e empatou: 2 a 2. Por fim, aos 37, Gilmar deu belo passe a Anderson Lessa, que finalizou bem e decretou a virada: 3 a 2 Náutico.

Boa vitória do Timbu, que segue invicto na competição, vem de duas vitórias seguidas e mostra poder de reação pela segunda vez. E o Furacão precisa acordar, se não vai ser tarde.

- Quem também vem em boa fase é o Atlético/MG, que venceu o Sport em plena Bombonilha. O Galo começou com tudo e matou o jogo logo no primeiro tempo. Primeiro, Éder Luís, aos cinco, arrancou do campo de defesa pelo meio e disparou. Ninguém parou o rápido atacante, que driblou três e tocou na saída de Magrão. Golaço! 1 a 0. O próprio Éder Luís fez o segundo, completando cruzamento de Carlos Alberto: 2 a 0 em dez minutos. Márcio Araújo, aos 42, fez o terceiro.

O Sport parecia que reageria no segundo tempo, ao conseguir descontar logo no primeiro minuto. Fumagalli cruzou e Jonílson cabeceou contra o próprio gol: 3 a 1. Porém, o Leão só chegou ao segundo gol aos 45, com Dutra. Fim de jogo: 3 a 2 Atlético.

Celso Roth vai dando uma nova cara ao Galo e, se não consegue fazer o time jogar o fino, dá um bom padrão de jogo a equipe. E o Sport é outro que precisa abrir o olho. Sem reforços, vai ficar difícil.

- Na Ressacada, Avaí e Coritiba ficaram no empate por 2 a 2, e ambos seguem sem vencer na competição. O time catarinense abriu o placar aos 33. Evando recebeu bom passe de Caio, deu um drible incrível em Vanderlei e tocou para Muriqui, que só teve o trabalho de empurrar para as redes: 1 a 0 Avaí. O gol de empate veio no minuto seguinte, logo após a saída de bola. Hugo recebeu na área e tocou na saída de Eduardo Martini: 1 a 1.

No segundo tempo, o Coxa começou melhor e chegou a virada logo aos nove. Marcos Aurélio chutou da grande área, Eduardo Martini espalmou e o próprio atacante pegou a sobra e cruzou para Marcelinho Paraíba fazer: 2 a 1 Coritiba! O Avaí conseguiu o empate aos 29. Evando fez um belo passe para Ricardinho, dentro da área, bater de primeira, no canto: 2 a 2.

Por jogar com um time misto, o Coritiba sai com bom resultado da Ressacada. E o Avaí consegue o terceiro empate em três jogos.

- Por fim, o Flamengo visitou o Santo André e conseguiu a primeira vitória na competição. E se Souza conseguiu fazer o seu pelo Corinthians no sábado, Josiel tratou de fazer dois pelo rubro-negro e, além disso, um golaço! Primeiro, ele completou de cabeça, aos 32, após escanteio batido por Ibson. O Ramalhão empatou aos 43, com Ricardo Conceição, que mandou de fora da área após passe de Nunes. O gol da vitória rubro-negra foi aos 21 do segundo tempo. Ibson lançou Josiel, que ficou cara a cara com Neneca. O camisa 9 tocou por cobertura e fez um golaço! 2 a 1 Flamengo.

Boa vitória do Flamengo, que jogou bem memso sem contar com Léo Moura e Juan. Destaque para as belas atuações de Ibson e Josiel. O Santo André até tentou, mas pecou demais nos passes errados e nas finalizações.

Nenhum comentário: