Publicidade

sábado, 16 de maio de 2009

Série B: Lá vai o Vascão!

- O Vasco vai percebendo que a vida na Série B não é fácil. Depois de uma partida complicada na estréia, outra parada dura, agora contra o Ceará, no Castelão. Desfalcado de Rodrigo Pimpão e Carlos Alberto, o time vascaíno demorou a se encaixar em campo. Mesmo assim, foi quem criou as primeiras boas oportunidades. Primeiro, aos 10, com Paulo Sérgio, que recebeu grande lançamento de Elton, passou pelo goleiro Marcelo Bonan, mas ao tentar enconbrir, mandou por cima. Quatro minutos depois, Enrico invadiu a área e bateu forte, mas por cima.

A partir daí, o jogo ficou frio, com vários erros de passe. O Vasco pareceu cansado e tomou uma grande pressão nos minutos finais, todas elas iniciadas pelo meia Preto. Primeiro, aos 40, ele invadiu a área e foi travado na hora do chute. Na sobra, Wellinton Amorim mandou para fora. Um minuto depois, o meia recebeu entre dois zagueiros, na entrada da área, mas bateu fraco. Mais um minuto e outra chance do Ceará: Preto cruza para a pequena área, mas Fernando Prass corta.

O Vasco voltou para a segunda etapa com Edgar no lugar de Magno - que estreiou sem muito brilho. Deu resultado. O time voltou melhor e abriu o placar logo aos cinco minutos. Depois de um corte mal feiro pela zaga cearense, Ramon dominou e mandou um forte chute, de fora, sem chances para o goleiro: 1 a 0 Vasco.

Após sofrer o gol, o Ceará foi para cima e começou uma pressão ao time vascaíno. A primeira boa chance de empate veio aos 13. Geraldo fez boa jogada individual, invade a área e bate. Fernando Prass defende com a perna esquerda. Aos 24, Geraldo perdeu nova oportunidade, parando mais uma vez no goleiro. Fernando Prass mostrou a velha forma que o destacou no Coritiba anos atrás. Fez mais uma bela defesa aos 29, depois de chute de Wellinton Amorim.

O Vasco chegava com pouco perigo. As alterações de Dorival Júnior não deram o efeito esperado. Mas, o time conseguiu matar o jogo, graças a mais uma boa arrancada de Ramom - o melhor em campo. Aos 37, o lateral roubou a bola no campo de defesa, partiu para o ataque. Tabelou entrou na área e bateu firme. O goleiro Marcelo Bonan defendeu mas, na sobra, Léo Lima só empurrou para as redes: 2 a 0! No final, Fernando Prass ainda fez mais duas belas defesas, salvando o time vascaíno e garantindo o placar.

Bela vitória vascaína. Ainda faltam jogadores para compor o elenco, principalmente no meio-campo. Porém, o time vai aprendendo como é lidar com a Série B. Destaques para Ramon, cada vez melhor na esquerda, e Fernando Prass, mais seguro e firme que Thiago - que também é um ótimo goleiro. E o Ceará tem bom time do meio para frente, mas mal posicionado. Agora, o foco do Vasco é a Copa do Brasil, contra o Vitória, onde deve sacramentar, na quarta-feira, uma vaga nas semifinais.

- A rodada começou na terça-feira. A Portuguesa recebeu o Fortaleza e venceu por 2 a 1. Anderson Paim abriu o placar para a Lusa, aos 36 do primeiro tempo, em cobrança de falta. Edson, também de falta, empatou aos 15 do segundo. Porém, aos 32, Bruno Rodrigo fez o gol da vitória. A Portuguesa tem time para chegar. Já o Fortaleza, vem mostrando menos do que o esperado.

- No outro jogo da terça. o bom time do Atlético/GO derrotou o Bragantino, em casa, por 3 a 1. Aos 16, Marcão abriu o placar para o Dragão. Logo após veio o empate do Braga, com Bill, em belo chute de fora. O zagueiro Gil, aos 26, fez um belo gol, matando no peito, passando pelo marcador e mandando no ângulo. Robston, aos 33 do segundo tempo, matou a partida. Olho no Atlético, que vai dar muito trabalho e tem tudo para subir.

- Na sexta-feira, dois jogos: Paraná e Ponte Preta fizeram uma fria partida em Curitiba e ficaram no zero a zero. Os donos-da-casa vinha com quatro estréias. A Ponte poupou alguns jogadores, visando o confronto da Copa do Brasil. Com isso, um primeiro tempo de poucas oportunidades. A melhor foi do Paraná, com Davi, que mandou de fora da área, a bola explodiu no travessão, na linha e acabou nas mãos de Aranha. No segundo tempo, o tricolor foi melhor, pressionou, teve um gol mal anulado, mas não conseguiu sair do empate sem gols. Zetti vai ter algum trabalho para arrumar o time paranista, mas já viu que tem dois zagueiro seguros. Quanto a Ponte, conseguiu o que queria: conquistou um pontinho e coloca o foco na Copa do Brasil.

- Se em Curitiba o jogo foi até fraco, em Mesquita, no Rio, Duque de Caxias e Juventude fizeram uma grande partida. A equipe gaúcha fez um grande primeiro tempo e abriu dois a zero. Primeiro, com o bom atacante Mendes, aos nove. Aos 24, Léo Dias ampliou. No segundo tempo, outro jogo. O Duque veio com tudo, disposto a reverter o placar. Edivaldo, aos dois, aproveitou cruzamento de Leandro Cruz e descontou. O empate veio aos sete, com Clayton, em belo chute de fora. Com o Juventude com um a menos - Mineiro foi expulso - os donos-da-casa foram em busca da vitória. Santiago, de cabeça, fez o gol da virada, aos 22. Nos acréscimos, Edivaldo, de pênalti, deu números finais: 4 a 2 Duque de Caxias. Para quem subiu agora e não fez um Carioca, o Duque vai surpreendendo e mantém 100%. Já o Juventude precisa abrir os olhos, principalmente na defesa.

- Quem também segue surpreendendo é o Guarani. Com um time "formado" as vésperas da competição, o time campineiro também segue 100%. Venceu, em casa, o América/RN, por 1 a 0. O Bugre criou várias oportunidades durante toda a partida, mas o gol só veio aos 26 minutos do segundo tempo. Rodriguinho pegou a sobra de um escanteio e mandou um belo chute, abrindo o placar. O América acordou depois do gol e quase chegou ao empate. Porém, não conseguiu. Fim de papo: 1 a 0 Guarani. O time paulista, comandado por Vadão, vai conseguindo os resultados. Destaque para Caíque, jovem e bom atacante. Enquanto isso, a situação do time potiguar não anima.

- No Anacleto Campanella, o São Caetano conseguiu a primeira vitória: 2 a 1 sobre o Bahia, de virada. Resultado justo. O tricolor baiano abriu o placar no primeiro tempo, com Alex Maranhão, em cobrança de falta. O Azulão tentou o empate na primeira etapa, mas os gols só saíram no segundo tempo. Depois de escanteio, o volante Leandro mandou contra o patrimônio e empatou a partida para o São Caetano. O gol da vitória veio aos 11 minutos, com Ademir Sopa, completando cruzamento de Luan. Ótima vitória para o Azulão, que jogou bem e poderia sair com um resultado mais largo, se não fosse o goleiro Marcelo.

- O Ipatinga recebeu o Vila Nova, no Ipatingão, e não tomou conhecimento do adversário: 4 a 0, com sobras. O primeiro gol só saiu aos 44 minutos do primeiro tempo. O experiente atacante Marcelo Ramos recebeu na área e mandou para as redes. Aos quatro do segundo tempo, Amílton fez o segundo. O terceiro veio aos 32, novamente com Marcelo Ramos, de pênalti. Lucas, aos 42, deu números finais a partida. Ainda coloco fé no Ipatinga. Tem um bom elenco. Já o Vila Nova, não me pega e dá sinais de que não vai longe não.

- Em Natal, o Figueirense conseguiu boa vitória sobre o ABC: 3 a 1. Schwenck abriu o placar para o Figueira, aos 10 minutos. Rafael Coelho, aos 23, ampliou. No intervalo, uma situação curiosa. O árbitro Mayron Novais percebeu que dois jogadores do Figueirense estavam com as camisetas com nuneração trocada, em relação à súmula. Alê tomou um amarelo e, como Lucas já tinha um, foi expulso. Mesmo com um a mais, o time potiguar não conseguiu pressionar. Quem marcou foi o time catarinense, novamente com o bom atacante Rafael Coelho, aos 14: 3 a 0 Figueirense. Marco Aurélio, nos acréscimos, diminuiu o placar. Se manter o bom time, principalmente a dupla de ataque, o Figueira deve subir. E o ABC, se não melhorar, cai.

- Fechando a rodada, foi a noite dos Fábios Júniors - nem sei se escreve assim. O Brasiliense bateu o Campinense de virada, em casa, por 2 a 1. Fábio Júnior, da equipe paraibana, abriu o placar aos 16, de cabeça. Aos 31, Iranildo fez boa jogada e fez bom passe para Fábio Júnior - aquele, ex-Cruzeiro, Palmeiras, Atlético/MG, Seleção - que mandou rasteiro, no canto direito, empatando a partida. Ele mesmo deu a vitória ao Jacaré, aos 29 do segundo tempo.

Nenhum comentário: