Publicidade

sábado, 16 de maio de 2009

Campeões com supremacia!

A rodada de sábado pelos campeonatos nacionais na Europa definiu três campeões. Todos eles, campeões com supremacia, sem dúvidas e com merecimento - tanto que dois nem precisaram entrar em campo para confirmar o título, e o outro só precisou de um simples empate. Manchester United, Barcelona e Internazionale estão, digamos, nadando de braçadas frente aos rivais. Por isso, merecem tanto esses títulos nacionais.

- Na Inglaterra, o Manchester passeou. Até chegou a ser incomodado pelo Liverpool em alguns momentos. Mas sempre se mostrou superior. Sir Alex Ferguson, por mais pragmático que possa parecer em determinados momentos, sabe fazer o time jogar. Possui um ótimo grupo, que mescla jovens valores com atletas acostumados com decisões. Cristiano Ronaldo, mesmo sem apresentar o grande futebol da temporada passada, é o artilheiro do Campeonato, com 18 gols. A dupla de ataque Rooney e Berbatov evoluiram muito. Tem uma zaga fortíssima com Vidic e Ferdinand e um meio-campo que sabe girar. Com tudo isso, em menos de seis meses, conquistou quatro títulos - Mundial de Clubes, Tricampeonato Inglês, Supercopa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa. E ainda pode ser bicampeão europeu. Chega ao seu 18° título inglês, se igualando ao rival Liverpool como maior campeão. Hoje, apenas jogou para o gasto - até Ferguson foi vaiado, ao tirar Tevez - e ficou no zero a zero contra o Arsenal. O suficiente para erguer a taça mais uma vez. Cena corriqueira já.

- A Internazionale foi além e conquistou o tetracampeonato italiano. Isso com duas rodadas de antecipação e sem mesmo precisar entrar em campo. Não teve grandes problemas. Aliás, o maior problema foram os próprios tropeços durante a competição. O cérebro e craque do time foi Ibrahimovic, o "Ibracadabra". É o tipo de atacante que, com um pouco mais de calma, pode se tornar o melhor do mundo. Tem um técnico que, por mais marrento que seja, é muito bom. Sabe controlar o grupo e manter um padrão de jogo. Pragmático ou não, Mourinho é um dos grandes treinadores. E ainda possui o melhor goleiro da atualidade: Júlio César. Além disso, os grandes rivais mostraram que estão bem atrás da Inter. O Milan começou irregular, melhorou com a volta de Kaká, mas precisa de mais para bater o rival. A Juventus voltou bem, mas ainda precisa de um elenco mais forte. E a Roma, não deve passar de uma vaga da Uefa. Sendo assim, ou os rivais se mechem para a próxima temporada, ou teremos um pentacampeonato na Itália. Amanhã, tem o jogo das faixas frente a sua torcida, contra o Siena.

- E na Espanha, aconteceu o que já era previsto há, no minímo, dois meses. O Barcelona viu o rival Real Madrid perder para o Villareal, por 3 a 2, e dar adeus as chances - remotissímas - de título. Com duas rodadas de antecipação, o Barça conquistou o segundo título na semana. Primeiro, veio a Copa do Rei, com a goleada sobre o Athletic Bilbao. Agora, o Espanhol. E o time comandado por Pep Guardiola pode fechar a temporada com perfeição, caso conquiste a Liga dos Campeões sobre o Manchester United. Seria a primeira triplíce coroa da história do time. Vale lembrar que a equipe catalã começou a temporada desacreditada por muitos. Acaba a temporada considerado o melhor time. Com um futebol envolvente, ofensivo e de vários destaques individuais, o Barcelona fez por merecer essa temporada. Messi vem cada vez melhor. Eto'o e Henry se reencontraram. E a dupla Xavi-Iniesta tem uma qualidade invejavel. Aliás, para mim, Iniesta está hoje entre os cinco melhores do mundo, pela fase. A torcida já faz sua festa pela Catalunha. Porém, amanhã o campeão joga fora, contra o Mallorca. Nada que impedirá a comemoração!
Festas merecidas.

Fotos: GloboEsporte.com

Nenhum comentário: