Publicidade

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Só mais quatro

Definidos os semifinalistas da Copa do Brasil. O Coxa assistiu de camarote a definição dos outros três classificados.

- No Barradão, o Vitória até deixou todo mundo alerta após conseguir abrir o placar no Barradão, logo no primeiro minuto de jogo. Neto Baiano cobrou falta de longe e o goleiro Fernando Prass não segurou: 1 a 0. Mas, logo em seguida, o Vasco deu o balde de água fria no time baiano. Aos quatro, Ramon achou Enrico na esquerda. O meia cruzou e Élton desviou para marcar: 1 a 1.

Precisando de cinco gols, o time baiano se lançou ao ataque, sem pensar. Parou no bom posicionamento vascaíno, que tentava a vitória nos contra-ataques. O Vitória teve sua melhor chance de fazer o segundo gol aos 17. Washington dominou na área, sozinho, mas Fernando Prass fez boa defesa. Sem conseguir passar pela marcação, os jogadores do rubro-negro começaram a mostrar um nervosismo excessivo, cometendo muitas faltas e abusando das reclamações. O retrato disso foi a expulsão de Neto Baiano, aos 41, por cuspir no rosto de Ramon.

Justo o atacante, que falou que faria quatro gols e etc. Quem lembra de Neto Baiano em alguns times, como no Palmeiras, sabe que não passa de um atacante comum. E por mais que seja o artilheiro da temporada por aqui, tem falado demais já. Enfim, a expulsão praticamente sacramentou a clasificação do Vasco, que quase ampliou no finalzinho com Ramon, que bateu por cima, após bom passe de Enrico.

O segundo tempo foi fraco, devagar. A equipe cruzmaltina apenas levou no banho-maria, tocando a bola e deixando o tempo passar. O time baiano já entregava os pontos. Mesmo assim, surgiram alguns lances de perigo. Aos 26, Ramon fez boa jogada, entrou na área e bateu firme, mas Viafára espalmou, salvando o Vitória. Fora uma tentativa aqui, outra lá, ficou nisso mesmo: 1 a 1 e Vasco nas semifinais.

Destaque para Ramon. Mais uma bela partida do lateral-esquerdo. Tem velocidade, sabe fechar bem os espaços e aparece com perigo no ataque. Precisa aprimorar mais os cruzamentos. Uma pena que o Inter, dono do passe do jogador, dá sinais de negocia-lo no meio do ano. O Vasco vai perder muito com isso. Pelo Vitória, destaco Carpegiani, que mandou o time para cima - não tinha outra opção - e acabou prejudicado pela atitude de Neto Baiano.

- O adversário do Vasco será o Corinthians, que eliminou o Fluminense. Uma bela partida, em um Maracanã com quase 70 mil pessoas e uma linda festa da torcida tricolor. O Flu começou buscando pressionar, mas o Timão precisou de apenas 16 minutos para "matar" o jogo. Primeiro, aos seis, Chicão cobrou falta e fez, sem chances para Fernando Henrique: 1 a 0. Aos 16, em contra-ataque, Dentinho cruzou da direita e Jorge Henrique apareceu livre na área. O atacante deu um toque de coxa e encobriu o goleiro: 2 a 0 Corinthians.

Precisando de quatro gols, o que se via era um Fluminense extremamente desorganizado. Some Thiago Neves recuado, Maicon muito afobado - por pouco não acabou expulso - e Fred sumido. Além disso, o time não tinha saída de jogo pelas laterais. Já o Corinthians mantinha a costumeira organização tática, com excessão ao lado esquerdo, onde André Santos deixava muito espaço. Com isso, o placar do primeiro tempo foi justo.

Na segunda etapa, Parreira percebeu as falhas da equipe e fez duas alterações: tirou o nervoso Maicon para dar lugar ao bom garoto Alan, e colocou o veloz lateral-esquerdo Dieguinho no lugar do apagado Eduardo Ratinho, voltando Mariano para a direita. Deu certo. O tricolor voltou melhor, mais bem posicionado e criativo. O primeiro lance de perigo veio aos sete, com Fred mandando por cima após rebote de Felipe. O goleiro corintiano não estava bem e em toda bola espalmava ou fazia a defesa em dois tempos, devido o gramado molhado. Foi assim que o Flu diminuiu. Aos 18, Conca - o mais lúcido do time - bateu de fora, Felipe espalmou e Alan pegou a sobra e cabeceou no canto: 2 a 1.

O primeiro gol deu o gás que faltava a torcida e ao time. E o empate não demorou a sair. Aos 23, Conca deu um passe fantátstico para Thiago Neves, entre os zagueiros. O camisa 10 apenas deu um tapa na bola e fez: 2 a 2. Melhor em campo, o tricolor quase fez o terceiro com Edcarlos, mas Felipe tocou com as pontas dos dedos, impedindo que a bola chegasse na cabeça do zagueiro. O Corinthians foi buscando tranquilizar o jogo e por pouco não conseguiu o terceiro em um contra-ataque. Ronaldo - apagado no jogo - dominou na área e bateu cruzado, mas Fernando Henrique salvou com os pés, aos 31. O tempo foi passando e o Flu desanimou. Fim de papo: 2 a 2 e Corinthians classificado.

Foi um jogo de dois tempos distintos. Até por isso o empate. No primeiro tempo, o Corinthians foi melhor, comandava as ações e fez dois gols. O mesmo caso do Flu na segunda etapa. O tricolor carioca precisa de reforços, principalmente nas laterais. É necessário também um volante de contenção e um de saída de bola. Fabinho, ex-Corinthians, está próximo e Diguinho deve retornar nos próximos jogos. Além de um atacante para ajudar Fred a desencantar. Aliás, falava-se tanto sobre Fred e Ronaldo, mas ambos pouco fizeram. O Corinthians vai ganhando moral e tem um treinador que pode fazer o time campeão. Grupo para isso tem. Só precisa cabeça no lugar.

- No Beira-Rio, um jogo eletrizante. Internacional e Flamengo mesclaram um jogo ofensivo a bom posicionamento tático. Qualidade e garra. Um verdadeiro jogão! No primeiro tempo, o Inter criava, mas não chegava com objetividade ao gol de Bruno. O Fla era melhor, mas mantinha a sina de desperdiçar inúmeras chances. Cuca apostou em Obina (!) na frente, mas o atacante sumia entre a zaga colorada. Quem chegava com mais perigo ao gol de Lauro era a dupla Kléberson-Ibson. Ambos perderam grandes chances de abrir o marcador.

Porém, que fez o primeiro foi o Inter. Depois de um escanteio cobrado pelo rubro-negro, a bola sobrou no meio-campo com Juan. O lateral tentou recuar para Aírton no campo de defesa e acabou armando um contra-ataque gigante para o time gaúcho. Nilmar pegou a bola, disparou e apenas rolou para a área, onde Taison entrou como uma flecha e fez: 1 a 0 Inter! Isso aos 42 minutos do primeiro tempo. Foi a melhor chance do colorado na primeira etapa. O máximo que havia conseguido até ali foi uma boa cobrança de falta de D'Alessandro, que Bruno fez uma boa defesa - aquela de fotografia, onde o goleiro faz a ponte e encaixa a bola.

O gol no final da primeira etapa fez os dois times voltarem com tudo para a segunda etapa. Primeiro, aos quatro, Ibson chutou e a bola passou perto. O Inter deu o troco aos oito, com Taison também assustou. Um minuto depois, Rosinei obrigou Bruno a trabalhar, em chute cruzado.

Cuca resolveu mudar. Tirou Zé Roberto (!) e colocou Émerson. O resultado: aos 29, Kléberson fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro, para o atacante completar: 1 a 1. Logo depois, Émerson teve que sair, machucado. Após o gol, o retrato do jogo foi um só. O Flamengo se segurava como podia e o Inter foi com tudo em busca do gol. O empate dava a vaga ao rubro-negro. Até que tudo mudou a partir dos 40.

Tite chamou Andrezinho e o colocou no lugar de Sandro, mandando o time para o tudo ou nada. O jogador tinha pouco tempo para fazer algo. Mas, digamos que foi o tempo necessário. Aos 43, Alecsandro sofre falta na entrada da área. Bola para D'Alessandro, normalmente. Porém, o argentino deixou e Andrezinho bateu, colocado, por cima da barreira. Bruno só olhou - dava para pegar - e a bola estufou as redes: 2 a 1! Festa colorada no Beira-Rio! No fim, Bruno até foi ao ataque para tentar o empate, e quase tomou o terceiro no contra-ataque. Inter nas semi!

É díficil não se render ao Inter. Um time compacto, com muita disposição e raça. Guiñazu foi um trator na partida. Jogou demais, como de costume. Tite mostrou que tem confiança no elenco que possui. Um ótimo elenco, diga-se. O Flamengo saí de cabeça erguida. Jogou de igual. Ao meu ver, Cuca só errou ao insistir em Zé Roberto e Obina. Não me pega. Porém, volto a dizer: com Adriano no ataque, o Fla deve dar muito mais trabalho do que imaginam.

- Com tudo isso, as semifinais ficam assim:
Vasco x Corinthians
Internacional x Coritiba
Façam suas apostas.

Nenhum comentário: