Publicidade

sábado, 9 de maio de 2009

O melhor Brasileirão

Esse é o sentimento: será o mais disputado e qualificado Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos. Alguns grandes craques que estavam lá fora, retornaram. Outros continuam - sabe-se lá até quando - por aqui. A maioria dos times possui um grande atacante no elenco e um jogador "diferenciado". Os grandes treinadores estão empregados. Enfim, junte todos esses ingredientes e teremos aí um grande Brasileirão!

Antes de analisar brevemente os times, vamos aos craques. Primeiro, um confronto especial para ver quem será o artilheiro, o grande camisa 9. Os candidatos: Diego Tardelli (Atlético/MG), Rafael Moura (Atlético/PR), Evando (Avaí), Pedrão (Barueri), Victor Simões (Botafogo), Ronaldo (Corinthians), Marcelinho Paraíba (Coritiba), Kléber (Cruzeiro), Adriano (Flamengo), Fred (Fluminense), Felipe (Goiás), Maxi Lopez (Grêmio), Nilmar (Internacional), Gilmar (Náutico), Keirrison (Palmeiras), Nunes (Santo André), Kléber Pereira (Santos), Washington (São Paulo), Ciro (Sport) e Neto Baiano (Vitória). Não tenho dúvidas de que o artilheiro do Brasileirão deve sair dessa lista.

Candidatos a craque: D'Alessandro, Nilmar, Taison, Diego Souza, Keirrison, Fred, Adriano, Kléberson, Ramires, Wagner, Maxi Lopez, Kléber, Ronaldo. Revelação: Wallyson e Chico (Atlético/PR), Erick Flores, Allan (Flu), Adílson (Grêmio), Taison, Ciro (Sport) e a dupla Neymar e Paulo Henrique Lima (Santos).

Quer mais que isso? Eu só quero que eles permaneçam.

Quanto aos meus candidatos:

Para o título, tenho três favoritos devido os fatores elenco e fase: Internacional, com um padrão tático, entrosamento e jogadores que fazem a diferença; Cruzeiro, idem ao Inter, mas com menos destaques individuais que o Colorado; e Corinthians, que tem padrão tático, nem tanto elenco, mas com Ronaldo fazendo a diferença.

Somados a eles, destaco São Paulo, mesmo sem ter convencido até aqui, mas sempre com Muricy, sempre perigoso e com elenco para chegar; o Flamengo, que com Adriano garante um time forte e competitivo, só precisa de reservas para compor o time; o Palmeiras, quem tem bom time, mas não tem bons nomes na reserva; e o Grêmio, que todo mundo anda esquecendo, mas tem um bom time e padrão. Esses sete devem brigar pelo caneco e vagas na Libertadores.

Quem pode beliscar um G4, mas deve mesmo ficar na Sul-Americana: Botafogo, com seu trio de frente forte, mas com um elenco que não passa maior confiança; Fluminense, de Parreira e Fred, mas sem Thiago Neves logo logo, e uma defesa sem grande confiança; Santos, com um time novo, mas veloz e de bom treinador; e Sport, que se tornou um grande perigo pela força do fator casa e pelo bom time, mas ainda falta algo.

Quem pode chegar é a dupla Atletiba: o Atlético/PR, com Geninho, mostra que tem um time sem estrelas, mas compacto e guerreiro. Falta apenas alguém que chame o jogo - Marcinho e Rafael Moura é muito pouco; o Coritiba, com René Simões, dá sinais de melhoras e tem jogadores para fazer bonito; além deles, o Goiás possui uma boa equipe e estrutura para beliscar algo. Pode ser somado aqui também o Atlético/MG, que com Celso Roth deve ter melhoras, apesar de um grupo fraco.

Os cinco que não me dão sinais de grandes coisas e devem ficar na parte de baixo da tabela: os novatos Avaí, mesmo campeão catarinense, não aparenta força; Barueri, até tem bons jogadores, mas muito pouco; e Santo André, idem ao Barueri. Junto a eles, coloque Vitória e Náutico. Não coloco fé nos elencos e nem aparentam chegada.

Com certeza eu vou errar feio do meio para baixo, porque sempre temos surpresas. Mas, é difícil fugir desse prognóstico, pelo que vimos no começo do ano. Porém, vale sempre lembrar duas coisas: Estaduais não servem de referência e o bicho pega mesmo em agosto, depois do fechamento do mercado.

Façam suas apostas.

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

Com certeza aposto no Cruzeiro, ficamos em 3º o ano passado e a meta pra esse ano é o título.