Publicidade

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Nos conformes

Mais quatro times classificados para as quartas-de-final da Libertadores. Como já era esperado desde a semana passada, Cruzeiro, Grêmio e Estudiantes carimbaram a vaga entre os oito finalistas. Junto a eles, o Caracas também se garantiu com uma convincente vitória. Agora, só resta uma vaga a ser definifa - a do confronto entre Boca Juniors e Defensor.

- Na quarta-feira, o Grêmio recebeu o San Martin, do Peru, com uma boa vantagem. Com isso, o jogo tinha cara de treino. Com o campo pesado, devido a chuva, os dois times pouco fizeram. O Grêmio abusava dos erros de passe, e o San Martin não conseguia aproveitar as poucas chances. O tricolor gaúcho ia "cozinhando" o jogo e conseguiu um gol ainda no primeiro tempo. Fábio Santos cruzou da esquerda e Jonas cabeceou, abrindo o placar: 1 a 0. A equipe gaúcha criou outra oportunidades, mas o primeiro tempo ficou mesmo no um a zero.

Na segunda etapa, o Grêmio deu espaços mas voltou melhor, conduzido por Jadílson - que entrou no intervalo - e Maxi Lopez, o mais perigoso no ataque. O time peruano quase empatou aos 23, com García, que mandou para fora depois de invadir a área com perigo. O gol que matou a partida veio aos 29. Maxi Lopez tocou de cabeça para Herrera, que fuzilou: 2 a 0.

Enfim, um jogo sem graça. A vaga já estava nas mãos gremistas a uma semana. Foi um jogo muito mais de protocolo, que também serviu para encerrar o trabalho de Marcelo Rospide como treinador interino pela Libertadores. Rospide teve 100% de aproveitamento na competição. Nada mal! Paulo Autuori chega na segunda-feira. É um bom nome, mas ainda ressalvo: o interino conhece muito bem o elenco e soube colocar o time para jogar. Não continuou por falta de nome. Porém, parece muito competente. Agora, o Grêmio tem o Caracas pela frente.

- O time venezuelano confirmou a vaga na terça-feira, goleando o Deportivo Cuenca por 4 a 0. Darío Figueroa abriu o placar, de pênalti, aos 24 do primeiro tempo. Aos 43, Rodrigo Prieto fez de cabeça o segundo, após rápido contra-ataque. No segundo tempo, como esperado, o Cuenca tentou o gol que, no minímo, levava o jogo para os pênaltis. Mas, o Caracas seguiu superior e ampliou logo aos seis, com Rentería, chutando de fora. Para fechar o placar, José Manuel Rey cobrou falta com perfeição e liquidou o jogo: 4 a 0.

Um time rápido, com bom toque de bola e que sabe explorar muito bem os lados do campo. Esse é o Caracas, que dará trabalho ao Grêmio na próxima fase. Além disso, tem uma torcida empolgante, com seus "lança-chamas", expostos a cada gol. Quem espera moleza para o tricolor gaúcho, é bom ficar de olho.

- Nesta quinta-feira foi a vez do Cruzeiro confirmar a vaga nas quartas-de-final, vencendo o Universidad de Chile, por 1 a 0. Mesmo com a vantagem, a Raposa parecia querer liquidar logo o jogo. Logo aos quatro, Leonardo Silva por muito pouco não abriu o placar. Mesmo precisando da vitória, o time chileno se fechou e buscava um bom contra-ataque, o que não aconteceu. O Cruzeiro teve várias chances de abrir o placar. Mas ou a bola ia para fora, passando perto, ou o goleiro Miguel Pinto salvava. Aliás, que grande partida do arqueiro chileno. Salvou no minímo três lances certos de gol, principalmente no final da primeira etapa.

Com apenas 45 minutos para fazer dois gols, o Universidad veio ofensivo para a segunda etapa, com Cuevas. O Cruzeiro veio mais fechado, apostando nos contra-ataques. A "La U" tentava com chutes de longa distância, ou parava na boa marcação mineira. Enquanto isso, o goleiro chileno seguia salvando o time. Porém, foi justamente ele que falhou para dar a vitória ao Cruzeiro. Aos 28, Kléber recebeu de Thiago Ribeiro e bateu fraco, mas o goleirão aceitou: 1 a 0 Cruzeiro. Gol que matou o jogo.

A Raposa poderia ter goleado o time chileno, mas esbarrou na grande atuação do goleiro adversário. Continuo dizendo que o Cruzeiro tem dois fatores importantes, que o fazem favoritos: elenco e técnico. Agora, temos o grande duelo nas quartas-de-final: Cruzeiro e São Paulo. Pelo momento, o Cruzeiro entra como favorito no confronto, mesmo sendo o segundo jogo no Morumbi.

- Quem também se garantiu nesta quinta foi o Estudiantes, que ficou no zero a zero contra o Libertad, em Assunção. Com a grande vantagem obtida no primeiro jogo - 3 a 0 - os argentinos fizeram o seu papel: fechadinhos atrás e segurando a bola, fazendo o tempo correr. O time paraguaio até tentava pressionar, mas parava na boa marcação adversária. Quem quase abriu o placar foi o Estudiantes, com Boselli, que recebeu belo passe de Verón,mas chutou em cima da zaga. Na segunda etapa, o mesmo retrato: os argentinos cozinhando o jogo até o fim. No fim, mas is uma vez quem quase abriu o placar foram os visitantes, novamente com a dupla Verón e Boselli. O goleiro Bava salvou o time paraguaio. Fim de papo: 0 a 0 e Estudiantes nas quartas-de-final.

- Agora, o time de La Plata espera o vencedor do confronto entre Defensor e Boca Juniors. Ontem, no jogo de ida, os dois times ficaram no empate por 2 a 2. O Boca começou com tudo, mesmo jogando fora de casa, e saiu na frente com Palermo, aproveitando cobrança de escanteio de Gaitán. Os uruguaios responderam e foram em busca do empate, levando perigo e obrigando o goleiro Abondanzieri trabalhar. Ainda no primeiro tempo, veio o gol: aos 47, o zagueiro Vargas tentou cortar escanteio e desviou para o próprio gol, dando a bola nos pés de Gaglianone, que apenas teve o trabalho de completar.

Logo no início do segundo tempo, o Defensor quase virou o placar. Navarro invadiu a área, passou pelo goleiro, mas Morel Rodríguez salvou quase em cima da linha. Porém, quem desempatou o jogo foi o Boca, com Palácio, aos 11. O empate uruguaio só veio no fim. Após bobeada da zaga do Boca, Rodrigo Mora mandou para o gol, aos 38. Tudo igual e decisão semana que vem, em La Bombonera.


O Defensor, como já tinhamos visto contra o São Paulo, é um time de boa marcação e padrão tático. Mesmo assim, é difícil acreditar que os uruguaios eliminem o Boca. Mas, não é impossível.

Imagens: TerraEsportes.com, GloboEsporte.com e Olé.Clarin.com

Nenhum comentário: