Publicidade

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Libertadores: Quartas-de-final

Começam hoje os confrontos pelas quartas-de-final da Taça Libertadores. Dos oito times em disputa, quatro brasileiros. Todos com possibilidades reais de chegar ao título. Junto a eles, os dois bons times uruguaios, a surpresa venezuelana e o único argentino que se salvou. Vamos a uma rápida análise dos confrontos:

- Grêmio x Caracas: O Tricolor gaúcho chega motivado. Agora com Paulo Autuori no comando, o Grêmio chega realmente favorito a essa fase. O experiente treinador, bicampeão na competição, manteve o mesmo esquema que vinha sendo utilizado - com sucesso - por Marcelo Rospide, com três zagueiros. A equipe gaúcha passou com facilidade pelo fraco San Martín, do Peru, nas oitavas, e segue como time de melhor campanha até aqui. Os destaques são o meia Souza, que vem comandando o time, o bom goleiro Victor, em grande fase, e o argentino Maxi Lopez, que vem evoluindo cada vez mais na equipe.

Porém, vale ficar de olho no time venezuelano. Uma equipe rápida, que usa muito as jogadas pelos lados do campo e toques curtos. Com certeza, o jogo de ida, em Caracas, será uma correria só. Olho também nas jogadas de bola parada, principalmente com o zagueiro Rey, que tem um chute forte. O técnico Noel Sanvicente escala o time no 4-4-2, com dois volantes e dois meias de criação. O Caracas eliminou o Deportivo Cuenca nas oitavas - perdeu a primeira, fora, por 2 a 1, e depois goleou em casa, por 4 a 0. Os destaques do time são o goleiro Renny Vega, da seleção venezuelana, Luis Vera, capitão do time, além do meia Darío Figueroa, que tem cinco gols na competição, e do bom atacante Prieto.

Pode-se dizer que o Grêmio é favorito, pelo momento, pela experiência e tradição na Libertadores. Mas, é preciso tomar cuidado no jogo de ida. O time venezuelano vem empolgado demais e, contagiado pela sua torcida, deve dar muito trabalho.

- São Paulo x Cruzeiro: O grande confronto das quartas. Não só por ser um duelo brasileiro, mas por ter em campo dois grandes times. O São Paulo tem a vantagem de fechar no Morumbi. Porém, precisa melhorar. O time não vem empolgando ninguém até aqui. Não apresenta saídas de jogo pelas laterais, o meio cria muito pouco, o que tem prejudicado os bons atacantes Borges e Washington. As principais jogadas são as bolas paradas, através de cruzamentos, e a boa defesa, embora esteja desfalcada. No gol, o goleiro Dênis substitui Rogério Ceni. Aliás, incrível como a ausência do capitão tem feito falta ao time. Vale lembrar que o São Paulo não precisou jogar as oitavas, devido os problemas da gripe suína - o Chivas acabou saindo da competição.

Já o Cruzeiro vem mostrando um futebol empolgante até aqui. A equipe mostra certo equilíbrio em todos os setores do campo e tem jogadores em grande fase, como a dupla Ramires-Kléber. Sabe usar bem as laterais, todos conseguem desempenhar um papel importante na marcação. O grande problema da Raposa é se impor fora de casa. No Mineirão, tudo vem sendo festa, mas fora, as coisas se complicam. A equipe mineira chega as quartas depois de passar pelo Universidad de Chile, com duas vitórias.

O Cruzeiro é, ao meu ver, favorito no confronto, devido a fase que vive e pelo equilíbrio que o time possui. Porém, mesmo em má fase, não dá para menosprezar a capacidade do São Paulo, seja pelo elenco que tem, seja pelo grande treinador que comanda.

- Estudiantes x Defensor: Dois times que chegam as quartas após muita luta. Principalmente os uruguaios. O Estudiantes não começou bem a Libertadores, tomou até um certo sufoco no grupo do Cruzeiro e se classificou em segundo. O único bom momento na primeira fase foi a goleada sobre o time brasileiro, em casa, por 4 a 0. Fora isso, muito pragmatismo e vitórias muito mais pela fraqueza adversária do que pelos próprios méritos. Já nas oitavas, o time argentino mostrou um ótimo futebol frente ao Libertad e se classificou com sobras - venceu em casa por 3 a 0 e empatou fora, por 0 a 0. O grande maestro e referência do Estudiantes é Verón. Quando ele joga, o time joga. Além dele, destaque para Mauro Boselli, atacante de bom posicionamento e que sabe fazer gols.

Os uruguaios são a grande surpresa até aqui. Pode-se dizer que, junto ao Palmeiras, foi quem mais sofreu para se garantir no mata-mata. Se classificou ao vencer o Independente Medelín com um gol aos 46 minutos do segundo tempo, e de virada - vitória por 4 a 3. Foi segundo colocado no grupo do São Paulo. Nas oitavas, teve pela frente o todo-poderoso Boca Juniors. No primeiro jogo, um empate heróico, em casa, por 2 a 2. E em La Bombonera, a surpresa: vitória por 1 a 0, eliminando os Xeneizes. Por fim, ainda dizem que o Defensor não está priorizando a Libertadores, o foco é o Campeonato Uruguaio. Imagine então se quisessem. É uma equipe que tem um postura tática muito boa, sabe defender muito bem e sai para o jogo com rapidez. Os grandes nomes do time são o goleiro Martín Silva, responsável direto pela classificação - fechou o gol contra o Boca- e o meia Diego de Souza, que bate muito bem na bola e aparece com frequencia no ataque.

Espera-se um confronto muito equilibrado entre ambos. Por decidir em casa, o Estudiantes, ao meu ver, leva uma boa vantagem. Mas, com um time como o Defensor sendo adversário, toda surpresa é bem vinda.

- Nacional/URU x Palmeiras: Um confronto de equipes que vivem mosmentos distintos, seja na Libertadores ou não. O Nacional passou tranquilo pelo seu grupo, que tinha o River Plate como grande nome, e vem jogando bem no Campeonato Uruguaio. Não precisou disputar as oitavas de final devido os problemas da gripe suína, e não precisou enfrentar o San Luís, do México. Enquanto isso, o Palmeiras passou apertado pela fase de grupos, conseguindo a classificação no finalzinho do jogo contra o Colo-Colo. Depois, teve uma parada duríssima contra o Sport, só garantindo a vaga na decisão dos pênaltis - graças a uma atuação impecável de Marcos, voltando a ser o velho "santo". Já faz um tempo que a equipe não joga bem.

Porém, o Verdão tem alguns fatores que o colocam bem nessa fase. São Marcos está definitivamente de volta, com a velha forma e os seus "milagres". Os meias Cleiton Xavier e Diego Souza demonstram ter potencial para decidir o jogo em um lance. Keirrison está em má fase, mas tem capacidade de voltar a ser o K9 do início da temporada. Pierre é o cão de guarda. Porém, tem uma defesa fraca e os laterais não convencem, o que trava o time várias vezes pela ausência de variedade nas jogadas. Só que vale lembrar a capacidade de Luxemburgo.

O time uruguaio tem um futebol que agrada a esse blogueiro do PB. Tem um goleiro razoável. Joga com duas linhas de quatro jogadores, com dois volantes mais centralizados e dois meias abertos. Um atacante rápido e outro com fama de matador. Assim deve ser o adversário do Palmeiras. Os grandes nomes do time são o jovem zagueiro Coates, que deve ir para a seleção uruguaia logo logo; a dupla de meias Lodeiro e Fernandez; e o atacante Biscayzacu, esperança de gols e que vive ótima fase. O técnico Geraldo Pelusso tem personalidade e vai comandando muito bem o Nacional até aqui.

Espero duas partidas iguais, com muito duelo no meio-campo e forte marcação de ambos os times. Não seria surpresa dois empates, ou resultados iguais. Um gol fora vai fazer uma diferença enorme. E não me espanto se essa vaga for definida nos pênaltis. São Marcos de novo? Será?

2 comentários:

Clítia Milagres disse...

Cruzeiro X São Paulo foi um jogaço...de pegada, taquicardia e muita festa pela torcida celeste. Valeu a vitória dentro de casa. Agora é conseguir o mesmo feito no Morumbi.

Rafael Brito disse...

Olá,

Muito bom o blog,

Temos um novo blog sobre Futebol e gostariamos muito de fazer uma parceria:

www.amorfc.blogspot.com

abraços