Publicidade

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Noite dos Milagres!

Marcos não é um goleiro comum. É impossível não se render ao talento, a qualidade e, principalmente, a estrela que ele possui. Não a toa foi o goleiro do penta, fazendo na final da Copa defesas que entraram para a história. Além disso, vai ficar guardado na memória de muitos, e de todos os palmeirenses, como a muralha das Libertadores.

O Palmeiras foi a Recife em busca do empate. Luxemburgo escalou o mesmo time que começou o jogo contra o Colo-Colo, no Chile: com três zagueiros, Souza como segundo volante e apenas Keirrison na frente. Já Nelsinho mudou a equipe para tirar a vantagem alviverde: colocou Igor como um "falso" lateral-direito, Luciano Henrique no meio e Ciro no ataque. A Ilha estava lotada e a torcida fazia muito barulho, o que era esperado. Após o apito inicial, outro fato esperado aconteceu: a imensa pressão rubro-negra em busca do gol.

Só que o Sport esqueceu que o Palmeiras não tem um simples goleiro. O camisa 12 alviverde save fazer seus milagres nos momentos decisivos. Não foi diferente nesta terça-feira. Logo aos 8 minutos, Paulo Baier cabeceou a queima-roupa e Marcos defendeu, no puro reflexo. A bola ainda tocou na trave e saiu. Isso serviu para encendiar o rubro-negro na partida. Porém, os pernambucanos tinham posse de bola, mas não conseguiam aparecer com objetividade no gol. Já o time paulista pouco fazia. Keirrison ficava isolado na frente. A melhor chance palmeirense foi aos 24 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou fora da área para Maurício Ramos, que bateu de primeira, obrigando Magrão a fazer grande defesa.

Depois desse lance, o Sport conseguiu grandes chances de marcar o primeiro. Primeiro, com Paulo Baier, que saiu cara-a-cara com Marcos, mas o goleiro salvou novamente com grande defesa. Depois, Dutra bateu de fora e o goleirão espalmou. Aos 41, a melhor chance. Ciro deu belo passe e deixou Paulo Baier na boa, sozinho, frente a frente com o camisa 12 palmeirense, e ao tentar tirar do goleiro, chutou para fora, passando muito perto. Entre esses lances, o Palmeiras chegou até a assustar com Keirrison, que chutou para defesa firme de Magrão. No fim, Wilson ainda tentou, mas Marcos defendeu de novo.

Nelsinho veio para a segunda etapa com uma alteração: tirou Paulo Baier para colocar Fumagalli. A pressão do Sport continuou. A grande partida de Marcos também. Aos 8, após cobrança de escanteio, Wilson cabeceou e o goleiro salvou no meio do gol, segurando firme. Quatro minutos depois, Sandro Goiano bateu de fora e a bola passou pertinho. Vendo uma queda de rendimento no time, Luxa resolveu mudar a equipe: tirou Keirrison e Diego Souza e colocou Ortigoza e Willians.

A equipe pernambucana via o tempo passar e seus principais articuladores, Fumagalli, Ciro e Luciano Henrique, sumidos na partida. Porém, aos 36, Luciano resolveu aparecer. Colocou para correr na esquerda e foi passando por todo mundo. Invadiu a área e bateu cruzado. Marcos não alcançou e Wilson completou: 1 a 0 Sport! Explosão na Bombonilha!

Com o gol, primeiramente os dois times se soltaram um pouco mais, mas com muito receio. Qualquer gol praticamente mataria o jogo. Com o 1 a 0, pênaltis. Esse retrato mudou aos 45, quando Wendel fez falta dura, por trás, e acabou expulso direto. No último minuto, dois lances incríveis para o rubro-negro. Primeiro, Ciro bateu de fora da área, Marcos deu um leve toque e a bola explodiu na trave. No escanteio, Igor subiu mais alto e cabeceou por cima, passando muito perto. Por muito pouco o Sport não mata o jogo. Mas não deu outra: pênaltis.

Aqui voltamos mais uma vez a Marcos. Penso eu que não teve torcedor palmeirense que não resgatou na memória os anos de 99, 2000 e 2001, onde o goleirão ganhou a fama de santo e classificou o time em jogos decisivos. E, em sua maioria, foram contra brasileiros: Corinthians, São Caetano e Cruzeiro foram algumas das vítimas. Seria o Sport a nova "vitíma" dos milagres de Marcos?

Foi. A primeira cobrança foi de Mozart. O jogador não entrou bem na partida, recebeu amarelo, chegou atrasado na marcação em Luciano Henrique no lance do gol. Enfim, não era mesmo o dia dele. Bateu no canto esquerdo e Magrão pulou bem para defender. Festa na Ilha. Festa momentânea. No mesmo canto esquerdo, Marcos saltou e pegou o chute de Luciano Henrique. O zagueiro Marcão abriu a contagem para o alviverde, e o também defensor Igor deixou tudo igual.

Danilo, outro zagueiro, bateu bem e fez 2 a 1. Aí veio Fumagalli. O meia que substituiu Paulo Baier no intervalo, com a missão de dar velocidade ao time - coisa que não fez. Na cobrança, batida fraca e mais um feito de Marcos, que novamente pegou no canto esquerdo. Armero cobrou muito bem e fez 3 a 1. E veio a quarta cobrança pernambucana.

Dutra tinha a responsabilidade de fazer. Se perdesse, fim de Libertadores para o Sport. A noite parecia do Sport, até o fim do jogo. Porém, foi entendido que a noite era mesmo de milagres. Milgares feitos por um certo "São Marcos". Não o evangelista. O goleiro. Aquele que merece uma estátua no Palestra mesmo atuando, por tantos feitos com a camisa palmeirense. Dutra bateu bem, Marcos foi melhor ainda e classificou o Palmeiras para as quartas-de-final.

Foi o jogo em que se dá nota 10 para um jogador. Marcos foi perfeito em cada detalhe, até com a sorte. O Sport poderia sim ter vencido a partida por mais de um gol e se garantido. Porém, era a noite do arqueiro palmeirense. Luxa mecheu mal no time e quase entregou o ouro, mas contou com o brilho de seu goleiro.

Parabéns ao Sport. Time guerreiro, com uma forte defesa, ataque de qualidade e uma torcida empolgante e apaixonada. Com alguns reforços, deve dar muito trabalho no Brasileiro. Parabéns também a Nelsinho, que fez e faz muito pelo rubro-negro. Não se pode deixar de destacar todo o trabalho feito por esse time, que vem conquistando um lugar entre os fortes do país.

O Palmeiras está classificado. A pedreira ainda vai ser grande. Pela frente, o bom time do Nacional do Uruguai. Nas semifinais, o Boca, se nada der errado a brasileiros e argentinos. Uma Libertadores sofrida, suada até aqui. Nada foi fácil e nem será. Mas, não é assim que fica mais gostoso?

Imagens: GloboEsporte.com e TerraEsportes.com

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

Bela vitória abrilhantada pelo talento de Marcos