Publicidade

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

17ª rodada - parte I

- Cruzeiro 0x2 Atlético/PR: No confronto de dois times em situação delicada, deu Furacão, na estreia de Antonio Lopes. O jogo começou equilibrado, marcado. O Atlético teve Bruno Costa expulso, aos 17 minutos. O Cruzeiro foi todo ao ataque, mas parou na boa marcação da defesa atleticana. Para complicar a vida da Raposa, Bernardo foi expulso no fim do primeiro tempo. Situação que vem virando rotina. Igual no número de jogadores, o Atlético abriu o placar no começo da segunda etapa. Logo aos três minutos, Marcinho, livre, completou cruzamento de Paulo Baier: 1 a 0. Quando tinha maior volume e eram melhor na partida, a equipe cruzeirense teve mais uma expulsão. Aos 24, Kléber recebeu o vermelho. Incríveis números de 11 expulsões em 16 jogos. Com isso, o empate ficou complicado de vir. Veio o segundo gol atleticano. O bom garoto Gabriel Pimba recebeu na área e fez: 2 a 0.

Resultado que liga o alerta geral no Cruzeiro. Tenho dito há algumas rodadas: é preciso acordar logo. E o grande número de expulsões vão complicando ainda mais a situação do time mineiro. Tem elenco para chegar no G4, mas os tropeços vão complicando a situação. E o Atlético venceu a segunda seguida, com uma boa postura em campo. O delegado Antônio Lopes parece ter colocado a casa em ordem na sua estreia. Eu ainda quero esperar para dizer se salvará o Furacão.

- São Paulo 3x1 Botafogo: Lá vem o tricolor. Quarta vitória seguida e o São Paulo já aparece no retrovisor do G4. A vitíma foi o Botafogo, que começou bem, dominou no início do jogo e abriu o placar aos 20 minutos. O estreante Michael deu um belo passe para Lúcio Flávio, que girou e mandou no canto: 1 a 0. Mas, a saída de Renato logo depois desestruturou o alvinegro. O São Paulo se organizou e chegou ao empate. Hugo foi derrubado por Castillo, aos 37. Pênalti bem cobrado por Jorge Wagner: 1 a 1. A virada foi questão de tempo. Aos 45, André Dias curtiu uma de ponta direita, dividiu com Eduardo (!) e cruzou rasteito para Washington mandar pras redes: 2 a 1. O segundo tempo caiu de nível. O São Paulo se fechou e o Bota errava demais. O terceiro gol tricolor saiu de um chutão de Dênis. Borges desviou de cabeça e Dagoberto, entre os zagueiros, tocou na saída de Castillo: 3 a 1. Sem criação no meio, o alvinegro não reagia. Ficou nisso.

Nã se pode brincar com o São Paulo. Coisa incríveis podem acontecer. Até Dagoberto marcar quatro gols em três jogos! Sinceramente, o tricolor voltou, como canta a torcida. Bem organizado e tocando a bola, mostra qualidade. Vai brigar pelo título, coisa que não era esperada um mês atrás. O futebol tem suas reviravoltas - e isso o torna tão fascinante. E o Botafogo vai até o fim nesse sobe e desce. Resta saber onde vai acabar. Vale dizer que, se não fosse a saída de Renato, o alvinegro complicaria mais. Por fim: Jean Coral e Eduardo não podem jogar no Bota.

- Avaí 1x0 Santo André: Quem pegou o elevador de vez foi o Avaí. De pré-rebaixado por meio mundo a sexto colocado. Incrível. Contra o Santo André, não foi fácil. Mas, a sexta vitória em sete jogos veio. O gol da vitória veio logo aos 12 minutos. William tabelou com Muriqui e tocou na saída de Neneca: 1 a 0. De resto, o primeiro tempo foi de poucas chances para ambos os lados. O Ramalhão quase empatou na segunda etapa. Pablo Escobar mandou uma na trave e Nunes obrigou Eduardo Martini a fazer boa defesa. O Avaí ficou nos contra-ataques, mas criou poucas chances reais.

Eu concordo com a maioria e até o técnico Silas: o Avaí ainda precisa tomar cuidado. Mas vem jogando um futebol, digamos, "certinho", que vem dando resultado. Se seguir assim, pelo menos incomodará. E o Santo André vai brigar para não cair. Depender das bolas paradas de Marcelinho Carioca é muito pouco. Até começou bem, mas não conseguiu manter. Vai lutar para fugir da zona de rebaixamento.

- Goiás 3x2 Flamengo: Lá vem o Goiás. Já é vice-líder, jogando bem e com Fernandão pronto para estrear. E o Fla viu o empate escapar pelos dedos, no fim. O Esmeraldino abriu o placar aos onze. Amaral completou escanteio de cabeça: 1 a 0. O time ampliou em um erro de Héber Roberto Lopes. Léo Lima deu um encontrão em Willians, dominou e fez: 2 a 0. O Flamengo teve dificuldades para criar. Quando chegava, Harlei defendia. Júlio César teve duas chances de marcar o terceiro do Goiás. Com Petkovic e Bruno Paulo, o rubro-negro voltou melhor do intervalo. Logo aos dois, Adriano fez de pênalti: 2 a 1. Melhor em campo, o Fla conseguiu o empate com Pet, aos 33. O gringo passou por dois e bateu no canto, sem chances para o goleiro: 2 a 2. Depois de sofrer o empate, o Esmeraldino acordou. E brilhou, aos 45, a estrela de Iarley. Ele recbeu de Léo Lima e mandou para o gol. Festa da torcida: 3 a 2.

Em um jogo equilibrado, pesou a boa fase. E o Goiás já é vice-líder, coisa que ninguém esperava. Com o elenco que tem e a estrutura disponível, eu não tenho dúvidas que o Goiás entra para brigar até o fim pelo G4. E o Fla se perde no meio-campo, sem criação nenhuma. Kléberson vai de limites. Ou joga bem, ou muito mal. Ontem foi a segunda opção. Pet entrou bem e merece mais oportunidades. E foi só Andrade ser efetivado para o rubro-negro deixar de ganhar. Já querem tirar o homem. Tenha paciência...

- utico 1x0 Corinthians: Segue a sina do "novo" Corinthians. Desta vez, acordou o Náutico, que não vencia há 13 jogos. O jogo foi truncado, com forte marcação dos dois times. O Timbu era quem chegava com mais perigo. Aos 41, veio o gol. Gilmar fez boa jogada na área, ia passando por William e foi derrubado. Pênalti batido pelo próprio Gilmar: 1 a 0. Nono gol do atacante. No segundo tempo, o Corinthians voltou em cima, mas parou em Gledson. O goleiro salvou, principalmente no bom lance de Elias. O meia ficou cara a cara com o goleirão, que salvou com os pés. O Timão tentou várias vezes, mas viu a zaga tirar em cima da linha, o goleiro defender, além dos erros de alvo. Enfim, 1 a 0 no placar e festa em nível de título do Náutico.

Merecido resultado do Náutico, devido a melhora nos últimos jogos. Se falta - e muito - a qualidade técnica, tem sobrado disposição. Mas, não tem cara de ser um novo Avaí e vai brigar para não cair. E o Corinthians segue sua sina, depois da saída de quatro titulares - contando com Ronaldo. Sem criação e nem referência no ataque, o time não joga bem. Mano pediu um mês. Eu acho que vai precisar de dois.

- Coritiba 0x1 Santos: No tão comentado "jogo das máscaras", fraco futebol e vitória magra santista. A partida também foi marcada pelos uniformes dos dois times, que atrapalhavam na identificação - principalmente nas costas. Essa falha só foi arrumada no segundo tempo. O gol do Peixe veio aos 19. Léo fez bela jogada pela esquerda, bateu cruzado para defesa de Édson bastos, que espalmou nos pés de Paulo Henrique: 1 a 0. Kléber Pereira ainda perdeu boa chance. O Coxa errava muito. No segundo tempo, o jogo ficou mais fraco. O Coritiba até voltou melhor, mas errava no último passe. O Santo se segurou.

O Coxa caiu para a zona de rebaixamento. Tem time para muito mais que isso. Porém, está muito mal organizado em campo. Nesse caso, eu vejo a falha no técnico. René não está encontrando o melhor de sua equipe. Logicamente que o elenco não é uma maravilha, mas pelo menos não é nada para ficar na parte de baixo da tabela. E o Santos vai, sem convencer, mas vencendo. Com os reforços, deve incomodar um pouco mais. Eu ainda acho que vai ficar no meio da tabela.

Volto amanhã com os jogos desta quinta-feira.

Nenhum comentário: