Publicidade

sábado, 29 de agosto de 2009

Mercado da Bola: Love, Maldonado, Rochemback, Caçapa...

Os últimos dias foram agitados pelo Mercado da Bola. Por incrível que pareça, a janela está fechando e não foi tão cruel como muitos esperavam. Ao meu ver, apenas Cruzeiro e Corinthians sofreram com ela. E em parte, porque alguns jogadores acabaram no Oriente Médio, e não na Europa. Por outro lado, vários repatriados. E bons repatriados, diga-se.

- Vágner Love no Palmeiras. Penso que, teoricamente, é o melhor reforço desse pacote. É o homem-gol que faltava ao time. Se fazer o que já aprontou com a camisa palmeirense, melhor ainda. Com ele, o Verdão se credencia ainda mais ao título brasileiro. Não tenho dúvidas. Muricy disse que pode pintar novidades até segunda-feira. Sopram que o zagueiro Edu Dracena pode ser a novidade. Eu prefiro esperar. Pode pintar também algum jogador da Série B.

- Maldonado e Alváro na Gávea. O Flamengo se reforçou bem. Trouxe jogadores para a posição certa. Precisava de um zagueiro firme. Álvaro é melhor que David, Wellinton e Fabrício - o que não é muito difícil. Maldonado pode suprir a ausência de Ibson. Logicamente com suas devidas proporções, visto que o ex-camisa 7 chegava mais ao ataque. O chileno é muito bom jogador, tem bom passe, liderança e equilibra o time. Esse último andava em falta ao meio-campo rubro-negro. Por outro lado, Émerson foi mesmo embora. Confiar em Denis Marques e Zé Roberto é dureza...

- Fábio Rochemback no Grêmio. Era a peça que faltava ao bom time gremista. Fecha o meio-campo. É um segundo volante, que bate muito bem de longe e tem liderança. Alguns torcerão o nariz porque foi revelado no rival Inter. Balela. Rochemback não é craque, mas dá consistência ao time de Paulo Autuori. Uma coisa é fato: bom elenco o Grêmio tem. Falta sair do papel e ganhar. Principalmente fora de casa.

- Caçapa na Toca da Raposa. O experiente zagueiro é o novo reforço cruzeirense. Sei lá. Outro que se destacou pelo rival, no caso o Atlético. Faz muito tempo que não o vejo jogar. No Lyon, teve bons momentos, mas depois sumiu. É esperar para ver. Outro reforço do Cruzeiro é o meia-atacante Leandro Lima. Apareceu com pinta de promessa. Depois, vimos que não era tudo aquilo. Irregular demais. Para mim, apenas um bom banco.

- Correa e Benítez no Galo. Ao meu ver, dois bons reforços no Atlético. Correa não é fora de série, mas bate muito bem na bola, sabe fazer a função de segundo volante e ala-direita muito bem. É um jogador tático. Vai ajudar muito, principalmente pela direita e nas bolas paradas. E o paraguaio Pedro Benítez é um bom zagueiro. Firme, seguro, sabe se posicionar bem. Se jogar o que já vi na seleção paraguaia e na época do Libertad, cairá muito bem no time. Ah, tem também o Jorge Luiz, ex-Vasco e que estava na Coréia. Banco nele, Roth.

- Defederico no Timão. Essa é atrasada, mas ainda não dei meu pitaco. Confesso que vi muito pouco do jovem meia argentino, titulado de "novo Messi". Pelo que já assisti e vi, Defederico vem para ser o novo camisa 10. Mas, diferente de Douglas. Não é do tipo que cadencia a partida, maestro. Joga mais a frente, buscando o ataque. Acho uma boa. E Marcelo Mattos também chegou. Era reserva no Panathinaikos, do Gilberto Silva. Isso é preocupante. Brincadeiras a parte, teve boa passagem com a camisa corintiana, bate bem de fora e faz a proteção a zaga de forma segura. Aos poucos, Mano vai acertando o time.

- Teve também Jefferson de volta ao Botafogo. Mais um. O Bota ainda vive preso no passado recente, que pouco rendeu ao clube. André Lima, Juninho, Lúcio Flávio. Agora o Jefferson. Daqui a pouco, Dodô?

- Ainda tivemos Derley no Vitória, jogador que fez sucesso no Porto, sumiu no Sporting e agora veremos em atividade na Série A.

- A janela levou Fernandinho, revelação do Brasileirão, para o Panathinaikos. Falha do Barueri, que perdeu sua melhor peça.

- Porém, a tal "Janela" mostrou que os clubes brasileiros - e os jogadores - aprenderam a combate-la. Kléber ficou no Cruzeiro. O Palmeiras segurou todo mundo. Até agora, o São Paulo fez a mesma coisa. Até Gilmar preferiu seguir no Náutico ao invés de troca-lo pelo futebol francês. Entre outros exemplos. Até segunda, algumas transferências acontecerão. Mas, uma certeza ficou: a "janela" não foi tão má como esperavam.

Um comentário:

António Pista disse...

Depois de lançar A Mesa Redonda nas mais altas rodas da blogosfera nacional, regresso à minha casa, ao Águia de Ouro, que criei no dia 25 de Abril de 2007, desta vez não estou sozinho e vou trazer alguns amigos benfiquistas comigo.

Com um novo design e uma mais diversa e especializada opinião, o Águia de Ouro volta com mais força do que nunca.

Visitem, comentem e desfrutem:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

No ultimo post os 5 torneios ganhos pelo SLB até agora...