Publicidade

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Seleção e craque do 1º Turno

Eduardo Martini (Avaí); Apodi (Vitória), Miranda (São Paulo), André Dias (São Paulo) e Júlio César (Goiás); Pierre (Palmeiras), Hernanes (São Paulo), Cleiton Xavier (Palmeiras) e Souza (Grêmio); Fernandinho (Barueri) e Marcelinho Paraíba (Coritiba). Técnico: Ricardo Gomes (São Paulo).

Esses são, segundo o PB, os melhores do primeiro turno. Destaque para o São Paulo, com três jogadores e o técnicos. O líder Palmeiras tem dois selecionados. No resto, um para cada lado. A presença de atletas do Avaí, Vitória, Barueri e Coritiba surpreendem devido as campanhas, mas não pela qualidade destes.

Defesa: Eduardo Martini foi bem quando o Avaí estava e melhor ainda quando esteve bem. Experiente, sabe fechar bem o ângulo e esteve com os reflexos apurados. Na direita, Apodi, o velocista e bom jogador do Vitória. Caiu de rendimento junto com o time, mas entra pelo conjunto da obra. A zaga é são-paulina. Miranda e André Dias não foram totalmente regulares, mas evoluiram com a equipe e em vários jogos demontraram a segurança dos anos anteriores. Na esquerda, um dos melhores jogadores do Brasileirão até aqui. Júlio César foi a decisão mais tranquila entre os defensores. É o melhor lateral-esquerdo em atividade no Brasil. Avança muito bem e sabe gerar variações de jogadas para o time do Goiás.

Meio-campo: Pierre é o cabeça de área e não precisa de muitas justificativas. Ele é "meio-time" para o Palmeiras. Marca com uma capacidade invejável e transmite tranquilidade ao resto da equipe. Ao seu lado, Hernanes, que começou de forma timída, mas é um dos responsáveis pela evolução do São Paulo. Com ele, o time colocou a bola no chão e ganhou muito em qualidade. Cleiton Xavier é o grande garçom, responsável em criar e fazer o Palmeiras funcionar no jogo. Para mim, é o craque do primeiro turno. Não é o cara que faz gols. É o que faz os outros fazerem. A volta de um camisa 10. Fecho o meio com Souza, jogador que faz a diferença no Grêmio. Seja na bola parada ou na criação, o meio-campista é fundamental para o esquema de Paulo Autuori e apareceu muito bem em várias rodadas.

Ataque: a dupla de frente da seleção do primeiro turno não é convencional. No começo do Brasileirão, confesso que já imaginava uma guerra para escolher entre Ronaldo, Keirrison, Adriano e Fred. Nada disso. De um lado, a revelação Fernandinho. Veloz e habilidoso, fez chover em muitas defesas adversárias. Não é matador, mas faz "meio-gol". Ao seu lado, Marcelinho Paraíba, estrela solitária do Coritiba. Fez, pelo que lembro agora, quatro golaços, daqueles que vão para lista de final de Campeonato, e jogou muito em várias partidas. Mesmo quando o Coxa não ia bem. Por isso, aparece com méritos aqui.

Técnico: Ricardo Gomes não foi unanimidade mas, pela arrancada que fez o São Paulo dar, merece. Demorou um pouco, mas conseguiu dar ao time qualidade e objetividade. Deixou de usar apenas os laterais e bolas alçadas para colocar a bola no chão e explorar mais o toque de bola. Quando poucos esperavam, terminou o turno em quarto lugar e na briga pelo título. Vale dizer aqui que tivemos quase um empate com Jorginho. O "interino" palmeirense é o grande responsável pela liderança do Verdão.

Craque: Cleiton Xavier. Como disse antes, é dos pés dele que começam a maioria dos gols palmeirenses. Bola parada ou não. Principalmente nas belas assistências. Visão de jogo, bom toque de bola e posicionamento. Um "dez-dez", como diriam. Para mim, foi o cara do primeiro turno.

Bons reservas não faltam. Vamos aos que também se destacaram, por sequência em cada posição:

Goleiros - Marcos (Palmeiras) e Felipe (Corinthians); Lat. Direito: Vítor (Goiás) e Léo Moura (Flamengo); Zagueiros: Maurício Ramos (Palmeiras), Réver (Grêmio), Juninho (Botafogo) e Rafael Santos (Atlético/PR); Lat. Esquerdo: Júnio César (São Paulo) e Eltinho (Avaí); Volantes: Ramalho (Goiás), Guiñazu (Internacional), Adílson (Grêmio) e Jucilei (Corinthians); Meias: Paulo Baier (Atlético/PR), Marquinho (Avaí), Diego Souza (Palmeiras) e Leandro Domingues (Vitória); Atacantes: Gilmar (Náutico), Roger (Vitória), Iarley (Goiás) e Adriano (Flamengo); Técnicos: Jorginho (Palmeiras) e Paulo César Carpegiani (Vitória);

Opine a sua seleção nos comentários.

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

Pôxa vida!!! O Fábio goleiro do Cruzeiro não entrou nem na reserva????? Ele é um dos melhores, se não for o melhor. Com a zaga que o Cruzeiro está, ele tá pegando tudo e mais um pouco.