Publicidade

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Análise 1° turno - os favoritos ao título

Chegamos ao fim do primeiro turno. Metade do Brasileirão se foi e agora pode ser feita uma prévia do que virá pela frente. Começamos com quem dá sinais de que irá brigar pelo título e por uma vaga na Libertadores. Para mim, seis times devem lutar pelo caneco cinco de maneira direta: Palmeiras, Internacional, Goiás, São Paulo e - muitos acharão loucura - Grêmio. O Atlético/MG corre por fora.

O Palmeiras termina como líder e, mesmo com os três empates seguidos, vai sim brigar pelo título até o fim. Tem um grande treinador e bons jogadores. Um goleiro que dispensa comentários; a zaga, que era dúvida, se firmou e vem mantendo boa sequência; os laterias são irregulares; no meio é o grande destaque, mesclando qualidade e força; o problema é o ataque, onde precisa de um jogador com maior qualidade técnica.

O Internacional começou muito bem, caiu de produção após a Copa do Brasil, mas a viagem ao Japão fez bem ao time. Tite conseguiu reorganizar a equipe, mudou a maneira de jogar devido as características de Alecsandro e lançou Giuliano como titular, o que vem funcionando muito bem. A zaga ainda não passa total confiança, mas tem cumprido bem seu papel. Assim como o Palmeiras, tem na qualidade e na força do meio-campo o diferencial.

Velho conhecido, o São Paulo voltou mesmo para brigar. Ricardo Gomes demorou para achar o melhor do que tem em mãos, mas conseguiu. Isso veio assim que o time colocou a bola no chão e deixou de depender das jogadas pelas laterais. A zaga é a mesma dos últimos anos, firme e segura, e no meio, com Jean, Hernanes e Jorge Wagner voltando a boa fase, as jogadas saem com naturalidade. Com Rogério Ceni de volta ao gol, o São Paulo vai realmente aterrorizar muita gente. Mas, precisa provar que "voltou" nos confrontos decisivos.

Sem Fernandão, já vinha com credenciais de brigar ao menos pelo G4. Com ele no time, deve se candidatar sim ao título. O Goiás aparece novamente entre os primeiros do Brasileirão e com um time, se não fora do comum, bem organizado. A zaga é jovem e rápida, os laterais estão entre os melhores no Brasileirão até aqui e o ataque é experiente e decisivo. Com Fernandão mais recuado, deve arrumar o meio, único problema devido a irregularidade dos jogadores. A experiência do elenco e o fato de ser "azarão" podem fazer a diferença e queimar a língua de muita gente.

O Grêmio é uma aposta. Tem time, técnico e estrutura para brigar. Só falta uma coisa para se credenciar de vez na briga pelo título: sequência. A equipe joga muito e bem e decide em casa, mas tropeça demais fora. Elenco para chegar, tem: um baita goleiro, uma zaga muito boa, um meio-campo com a cara do tricolor gaúcho e atacantes que, se não são fora de série, tem dado conta. As laterais ainda são problema para Paulo Autuori. Por mais que não apareceu entre os líderes ainda, posso dizer com certeza: se vencer duas ou três seguidas, o Grêmio vai chegar para ficar.

Por fim, o Atlético/MG, que ainda não me convenceu como sério candidato ao título. Vem jogando de maneira organizada, o ataque funciona muito bem, a zaga vem se destacado. Mesmo assim, não me mostrou que pode chegar até o fim na briga. E, antes que digam, não é perseguição à Celso Roth. Longe disso, pois ele tem feito uma campanha que outros treinadores não conseguiam com esse grupo. O que falta é: um jogador de qualidade no meio e um elenco mais consistente. Por isso, acho que o Galo corre por fora.

Corinthians, Flamengo, Avaí e outros podem até surpreender. Mas, até esse final de turno, os que aparecem, ao meu ver, com possibilidade de ser campeão são esses seis.

Opine.

Nenhum comentário: