Publicidade

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Análise 1° turno - Surpresas e decepções.

Mais uma análise do primeiro turno do Brasileirão. Desta vez, um balanço geral feito pela jornalista e amiga blogueira Camila Paulos, do "Respirando Futebol".

Camila Paulos - Respirando Futebol

Chegamos na metade do Campeonato Brasileiro e tivemos algumas supresas boas e desapontamentos ao longo desses muitos jogos.

Uma das supresas boas fica por conta do recém-chegado à Série A, o Avaí, que tem feito uma boa seqüência de jogos (principalmente nesses últimas rodadas) e mostrou que não vai ser um time que briga pra não cair, mas sim pra disputar vaga na Sul-Americana e também Libertadores, por que não? Vão entrar no segundo turno no sexto lugar, são só duas poisções de distância do G4.

Porém, o Avaí e muitos outros vão ter que trabalhar duro pra conseguir pegar o lugar dos “fortões” que, além de bom elenco e treinadores, contam com o “peso da camisa”: Palmeiras, São Paulo, Internacional, Atlético Mineiro e, se voltar aos eixos logo, Corinthians. Acredito que desses cinco deve sair o campeão desse ano e os que ficarão com a vaga na Libertadores. E digo mais, acho que, novamente, o campeão não vai ter muitos pontos de distância do vice.

Contudo, o futebol é uma caixinha de supresas onde tudo pode acontecer. O Vitória pode voltar a jogar como fez em muitos jogos e chegar lá. Quem sabe, não é mesmo? Ou talvez o Grêmio acorde e vá “buscar” o título ou colocação no G4. Pode ser também, elenco para isso o Tricolor Gaúcho tem.

E o Barueri? “Recém-subido” e sempre na primeira página de classificação. A Série B fez bem pra clube paulista e para o catarinese... já o Santo André, se bobear volta pra segundona. Outro forte clube é o Goiás, acho que vai continuar “incomodando” muita gente e no mínimo conquista uma classificação para Sul Americana, bem como o Barueri.

Meu desapontamento fica para os clubes pernambucanos Náutico e Sport, e com os cariocas Botafogo e Fluminense. O Náutico começou bem o campeonato, alguns disseram até que se manteriam estáveis, mas há algum tempo não consegue sair da zona da degola. Mais frustrante é o caso do Sport, que disputou Libertadores e quase eliminou o Palmeiras e teve ótimas atuações no torneio e acabou o primeiro turno na lanterna.

O problema do Fluminense é um dos maiores mistérios do Brasileirão. Não teve técnico que deu jeito no time e nem a volta de Renato Gaúcho tem funcionado. Será que depois do Vasco é o Flu quem vai fazer visita à segundona? O Botafogo tá ali... quase na zona e também não mostrou sua força. O que tá acontecendo com o futebol do Rio, hein?

Não citei o Flamengo como uma decepção, mas confesso que pensei que seria mais competitivo. Terminou no meio da tabela e fechou o segundo turno levando goleada do Grêmio. Tudo bem, perdeu jogadores importantes, como Ibson nas primeiras rodadas, mas ainda acho que poderia ser mais do que é. Se não acordar também o Flamengo pode nem terminar o Brasileiro na primeira página.

Outra decepção foi o Cruzeiro que em diversas rodadas amargou as últimas posições e ainda não mostrou sua força no nacional. Será que a perda do título da Libertadores foi tão traumática? Já está na hora de acordar se não quiser dar susto na torcida celeste.

Posso estar certa ou totalmente errada, mas fato é que o segundo turno vai começar e muita água vai rolar. Alguns saem, outros machucam, técnicos caem... é futebol... nunca é totalmente previsível. Eu já apontei meus favoritos e ao final do Brasileiro vou ler esse texto novamente e ver o que aconteceu... como já disse, o futebol é uma caixinha de supresas e tudo pode acontecer, só saberemos no final do ano e mal posso esperar pra ver como termina mais esse Brasileirão! Como diz um narrador famoso: Haja coração, amigo.

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

Camila...
Ótima análise. Torço nesse 2° turno para uma reviravolta do meu Cruzeiro, participar apenas como figuração não dá.
Inté!