Publicidade

sábado, 15 de agosto de 2009

Na Terra da Rainha

Começa neste sábado a Premier League, ou o Campeonato Inglês, como preferirem. Sem um mercado muito badalado, mas com times equilibrados e bem preparados. Particularmente, é o Campeonato que mais gosto de acompanhar na Europa, junto com o Alemão.

Quem vai parar o Manchester United? Os Red Devils perderam Cristiano Ronaldo, principal jogador nas últimas temporadas, mas ainda tem um bom grupo. Aposta na recuperação de Michael Owen, eterna promessa inglesa. Falando em apostas e promessas, esse deve ser o ano de Anderson, Nani e Macheda mostrarem serviço para Sir Alex Ferguson. Mesmo gastando muito abaixo do esperado, o United entra - como sempre - para brigar pelo título.

O Chelsea entra com o mesmo esqueleto dos últimos anos (Cech, Terry, Cole, Lampard, Ballack e Drogba), somado a chegada do eterno pragmático Carlo Ancelotti e do ótimo meia russo Yuri Zhirkov. O entrosamento deve ser o forte dos Blues. Mas eu ainda acho que falta algo mais para o Chelsea entrar de vez na briga pelo título.

Mesmo sem peças importantes, como Xabi Alonso e Arbeloa, o Liverpool é apontado por vários como um dos favoritos aos título da Premier. Sempre confiando na dupla sensação Gerrard e Fernando Torres. Aquilani é, ao meu ver, um bom reforço que irá encaixar muito bem nos Reds. Ter um grande treinador como Rafa Benítez pode ser o diferencial para o time da terra dos Beatles entrar de vez na briga pelo caneco.

Por fim, o Arsenal aposta mais uma vez na sua garotada para chegar. Garotada mais madura após uma temporada, diga-se. Perdeu um dos principais jogadores, o atacante Adebayor e não contratou quase ninguém, além do bom zagueiro Vermaelen. A esperança fica depositada em Fábregas - isso se ele não acabar saindo. Além dele, Eduardo da Silva está de volta e pode contribuir muito ao lado de um adaptado Arshavin, que deve ser o craque do time na temporada. Ainda falta um atacante de peso, por exemplo. Mesmo assim, aposto que os Gunners irão surpreender e brigar pelo título.

Além dos quatro grandes, vale mencionar o milionário Manchester City. Depois de uma temporada mediana, será que agora vai? Com o pacote ofensivo formado por Tevez, Adebayor e Santa Cruz, além do zagueiro Touré, o City é uma dúvida. Deve brigar por uma vaga na Liga dos Campeões, mas o díficil é saber se terá fôlego para tanto. Mais compacto e com jogadores com poder de decisão, pode até ser. De resto, apenas coadjuvantes. Talvez o Tottenham, com Pavlyuchenko e Crouch no ataque, pode dar trabalho. No mais, gente que tentará um lugarzinho ao sol, ou seja, na Liga Europa.

Independente de ser um Campeonato com forças "concentradas" em quatro times, o Inglês vem com um bom nível técnico e jogos muito disputados. O PB estará de olho!

Meu palpite para o "G4" Inglês? Arsenal, Liverpool, Chelsea e Manchester United. Podem me chamar de louco.

Um comentário:

tubatuba disse...

É Red Devils. Em inglês, só o substantivo vai pro plural. E é Tottenham, não Totteham. Cuidado com a digitação