Publicidade

sábado, 15 de agosto de 2009

Azulão no elevador; Atlético e Vasco na liderança

A 18ª rodada manteve o G4, mas viu a aproximação de muita gente. Surpreendente a escalada do São Caetano: até poucas rodadas brigava para sair do rebaixamento e agora é o sexto colocado, três pontos atrás do Ceará, quarto. A diferença de nove pontos do time cearense para o Bahia, 16º, mostra o equilíbrio da Série B até aqui.

Ontem, o Atlético/GO ganhou, de virada, do Juventude, no Serra Dourada: 2 a 1. Resultado que o manteve mais uma rodada na ponta. Outro que se deu bem foi o Paraná, que goleou o Vila Nova por 3 a 0 - dois gols de Rafinha - e subiur para 11º. Ceará e Ponte Preta ficaram no 1 a 1, no Castelão, em resultado que não foi bom para ambos. O Vovô segue em quarto, mas viu muita gente se aproximar, menos a Macaca, que perdeu a oportunidade. E o Brasiliense venceu o Bragantino no finalzinho: 2 a 1. Dois times na gangorra, mas estão perto do G4.

Hoje, o grande destaque foi a vitória do Vasco sobre a Portuguesa: 3 a 1, em pleno Canindé. A Lusa saiu na frente e dominou boa parte do jogo. Porém, o Vasco chegou ao empate no segundo tempo, com Gian. Logo após, Ygor foi expulso e atrapalhou de vez a Portuguesa. Mesmo com a expulsão de Ernani, o Vasco conseguiu a virada, com Adriano. Os donos da casa tiveram mais dois expulsos depois (Thiago Gomes e Preto). Élton ainda fez o terceiro, no final, de pênalti. A Lusa perdeu a cabeça e o Vasco soube se superar para vencer mais uma. O time vascaíno segue na cola do Atlético/GO. E os paulistas amargam a quarta derrota seguida e não voltam ao G4.

Outro que segue na cola é o Guarani. O Bugre venceu o Bahia em casa, por 2 a 1, em partida movimentada e polêmica. Ricardo Xavier abriu o placar, em cobrança de pênalti, na primeira etapa, e Bruno Aguiar ampliou no começo do segundo tempo. O Bahia diminuiu com Nádson, após vacilo da zaga campineira. Depois, foi só emoção. O tricolor baiano mandou uma na trave, Ricardo Xavier desperdiçou um pênalti para o Guarani e os goleiros Douglas e Marcelo se destacaram. O árbitro expulsou um do Bahia e dois do Bugre. E, no fim, o Bahia chegou ao empate, mas teve o gol mal-anulado. Jogo que teve de tudo no Brinco de Ouro. O Guarani é terceiro, o Bahia é 16º. Por isso o jogo foi tão disputado.

E a escalada do São Caetano continua: 2 a 0 sobre o Fortaleza e quinta vitória seguida. Já é o sexto colocado. Confesso que queimei a língua e já tinha colocado o Azulão como candidato ao rebaixamento. O time deu a volta por cima e está cada vez mais perto do G4. Outro que voltou a subir foi o Figueirense, ao vencer o Duque de Caxias fora de casa, por 3 a 2. O Figueira é o quinto colocado, sete a menos que os líderes.

No duelo dos desesperados, o lanterna Campinense bateu o ABC, em Natal, por 2 a 1. Ipatinga e América/RN fecharam a rodada, empatando em 2 a 2, mantendo ambos no meio da tabela.

Situação de momento: Atlético/GO, Vasco, Guarani e Ceará subiriam; Fortalzeza, Juventude, ABC e Campinense cairiam. Até quando se manterão por ali?

Nenhum comentário: