Publicidade

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Brasileirão: Penúltima rodada - parte I

Santos 2x2 Avaí: Um começo arrasador, e só. Assim foi o Santos nos dois tempos da partida contra o Avaí. Começou o jogo muito bem e abriu o placar com Madson. Dominava, envolvia e aproveitava as falhas da zaga catarinense, que tentava, em vão, jogar em linha. O baixinho santista criou boas oportunidades. Mas, aos poucos, o time avaiano foi tocando a bola e chegando com perigo. O goleiro Felipe fez um milagre, salvando com os pés um chute a queima-roupa. No segundo tempo, a mesma história. Santos começa bem, amplia o placar com Kléber Pereira (erra 10, faz 1), em grande jogada de Léo: 2 a 0. Porém, o time parou. O Avaí foi para cima e, em um intervalo de quatro minutos, empatou o jogo. Primeiro, aos 20, Muriqui deu bom passe para William, que não desperdiçou (outro que perdeu 10, fez 1): 2 a 1. E aos 24, Marquinhos cobrou falta pela direita, a zaga santista - para variar - falhou e no bate-rebate, Émerson fez: 2 a 2. Luxa até tentou arrumar as coisas, mas em vão. Por pouco não fez, mas quase tomou o terceiro. Final com muita chiadeira na Vila Belmiro. Muita mesmo.

O fato é: o Santos se aproveitou bom tempo do lado-esquerdo, onde Luiz Ricardo é um atacante improvisado na ala-direita dos catarinenses. Léo e Madson fizeram chover ali. Só que as jogadas só saiam ali. Quando Léo e Madson sumiram - cansados ou não - o time parou. Outro detalhe: o Peixe fez 2 a 0 e chamou o Avaí pro jogo, tentando matar a partida no contra-ataque. Tomou dois gols em quatro minutos e não reagiu. Enquanto o Santos segue irregular, o Avaí completa oito jogos invictos. Se falta um pouco de qualidade, a determinação do grupo é muito boa. E foi isso que causou o empate na Vila.

- Botafogo 0x1 Atlético/PR: Terceira vitória seguida do Furacão, todas depois da chegada de Antônio Lopes. Foi um show de gols perdidos do Botafogo. O alvinegro dominava o jogo, mas não fazia. André Lima perdeu pênalti na primeira etapa, mandando na trave. Mesma trave que parou tentativa de Victor Simões. No segundo tempo, a mesma coisa. Só que o Atlético apareceu na partida. E, quando Castillo saiu machucado, o rubro-negro abriu o placar. Paulo Baier cobrou falta e Patrick - impedido - completou: 1 a 0. O Bota tentou, perdeu mais gols, e a torcida não deixou de protestar.

Ney Franco está por um fio. Será a culpa dele? Ou dos atacantes que abusaram de perder gols? Ou da falta de boas opções no elenco? E o Atlético vai indo bem. Por mais que teve mais sorte do que qualidade nas três vitórias seguidas, o time vai ganhando moral e saiu da zona de rebaixamento. Isso já está bom demais para o torcedor.

- utico 2x1 Santo André: Mais uma vitória do Timbu, que vai se recuperando desde a chegada de Geninho. Por outro lado, o Ramalhão demitiu Sérgio Guedes e deve ter percebido que o problema não era o treinador. Marcelinho Carioca perdeu um pênalti no começo do jogo. O primeiro tempo não foi bom, reflexo da qualidade dos dois times. Carlinhos Bala até tentou algo, mas foi no segundo tempo que ele apareceu de vez. Logo no começo da etapa final, ele aproveitou cruzamente de Anderson Santana: 1 a 0. Com ele veio também o segundo gol: recebeu bom passe de Gilmar e fuzilou, sem chances para o goleiro. Após o Timbu perder Michel, expulso, o Santo André melhorou, mas só fez o gol no fim, com Gustavo Nery.

Volto a dizer: depois da chegada de Geninho, o Náutico pode não ter melhorado a qualidade, mas pelo menos corre e tenta criar mais. O time segue na zona de rebaixamento, mas pertinho para sair de lá. Ao contrário do Santo André, que é o 16º e deve logo logo aparecer na zona de queda, se seguir jogando o mesmo futebol dos últimos jogos.

Venho depois com os jogos de domingo.

Um comentário:

Victor Hoffmann disse...

Hey, pq não colocou o link do meu blog nos parceiros?

Abraço.
http://esporte-em-foco.blogspot.com