Publicidade

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

17ª rodada - parte II

Palmeiras 1x1 Grêmio: Em um jogo muito truncado e disputado, o empate acabou sendo justo. Com o meio-campo congestionado, o tricolor gaúcho fez sua melhor apresentação fora de casa até aqui. E assim impediu do Verdão disparar na liderança. No 4-4-2, Muricy colocou o seu time mais avançado, segurando Marcão na esquerda e dando liberdade para Wendel apoiar no lado oposto. Assim, o time alviverde começou bem o jogo, mesmo tendo pela frente um Grêmio fechado, com três zagueiros e apenas Maxi López na frente. O Palmeiras começou pressionando. Obina perdeu duas ótimas chances. Ortigoza e Diego Souza também não conseguiram abrir o placar. Os passes para essas jogadas vinham quase sempre de Cleiton Xavier. Se os passes não viravam gols, o camisa 10 resolveu fazer o seu. Aos 28, recebeu bom cruzamento de Wendel e fez, de cabeça: 1 a 0. O Grêmio não tinha atacado até ali. Seu primeiro lance de perigo foi aos 31, e justamente foi o empate. Na bobeira da zaga, Maxi López mandou para as redes após cruzamento rasteiro de Souza. O tricolor gaúcho percebeu que o Palmeiras sentiu o gol e quase conseguiu a virada aos 40 minutos. Novamente com o atacante argentino, que mandou de primeira um cruzamento de Jadílson, mas Marcos fez um milagre e salvou. Depois, Tcheco arriscou e o goleiro teve trabalho novamente.

O segundo tempo não foi tão agitado. As alterações de Muricy não incendiaram o jogo como pretendia. Foram poucas as chances reais de gol depois do intervalo. Quando surgiram, ambos falharam nas finalizações. Victor fez bom defesa em chute de Cleiton Xavier. Wendel salvou em cima da linha uma jogada de Maxi López. Aos 36, Réver saiu de campo após choque com Diego Souza e teve que ser levado de ambulância para o hospital. Isso deixou o time gremista com um a menos até o fim, já que tinha feito as três alterações. O Palmeiras se aproveitou e foi para o abafa. O fim de jogo foi de emoção, mas o alviverde não conseguiu o gol da vitória.

Foi uma boa partida entre, ao meu ver, dois times que vão brigar pelo título. O Palmeiras deu sinais claros que precisa de opções melhores para o ataque. Armero fez falta. Quarta-feira que vem, um jogo de seis pontos contra o Galo. O Grêmio vem evoluindo. Fez sua melhor partida fora de casa. Tem elenco e técnico para brigar pelo título. Mas precisa também de opções para o ataque.

- Fluminense 5x1 Sport: No confronto dos desesperados, melhor para o tricolor carioca, que lavou a alma. Depois de 11 partidas sem vencer, o Flu goleou com sobras o Sport, no Maraca, e saiu da lanterna - que agora é do rubro-negro. O time carioca começou pressionando, mas sem organização. Porém, valeu insistir. Aos 20, Roni fez jogada e a bola sobrou para Kieza fazer: 1 a 0. O Sport saiu para o empate e o Flu aproveitou para ampliar, em mais uma jogada de Roni. Ele recebeu de Conca, ficou de frente com Magrão e apenas rolou para Kieza marcar mais um: 2 a 0. Depois, foi a vez do jovem Kieza ajudar. Ele tcou para Roni, que invadiu a área e foi derrubado. Pênalti cobrado por ele próprio: 3 a 0. No segundo tempo, os pernambucanos voltaram mais avançados, porém, sem criar chances reais. Conseguiu o gol de honra através de um pênalti, após a bola bater na mão de Wellington Monteiro. Vandinho cobrou e diminuiu: 3 a 1. Fumagalli ainda quase fez o segundo. Porém, logo depois, Diogo deixou Carlos Eduardo na boa, para invadir a área e fazer: 4 a 1. No fim, Conca fez mais uma boa jogada e apenas rolou para Maicon fechar o placar: 5 a 1.

Chocolate tricolor, em grande atuação da dupla Roni e Kieza (!!). Sei que muitos vão achar que estou pegando no pé do Fluminense, mas o resultado veio porque o Flu encarou alguém mais fraco que ele. Mas devo dizer também que essa vitória deve dar moral para o time tentar sair dessa situação. Como bem disse Renato Gaúcho: precisa manter os pés no chão. E o Sport precisa se reforçar e melhorar logo. A situação é complicada, tem jogador que parece louco para sair - leia Ciro - e o time não se encontra. Péricles Chamusca terá um longo trabalho pela frente.

- Barueri 4x0 Vitória: E na Arena Barueri, o time da casa se reencontrou com as vitória e aumentou a má fase dos baianos. Sem trabalhos, o Barueri goleou e se aproxima de novo do G4. A goleada começou logo aos dois minutos. Thiago Humberto cruzou e Luís mandou de cabeça: 1 a 0. O Vitória tentou reagir mandando de fora da área, mas sem sucesso. O Barueri ia sempre pelas pontas, comandado pelo ótimo Fernandinho. E foi com ele que nasceu o segundo gol. Em boa jogada pela esquerda, ele cruzou rasteiro. Marcos Pimentel mandou na trave e Luís pegou o rebote: 2 a 0. O segundo tempo foi mais lento. O rubro-negro não estava em noite inspirada e chegava pouco ao gol de René. Fernandinho seguia aprontando, mas sem objetividade. O terceiro gol veio aos 31. E um golaço. Otacílio Neto mandou uma bomba, no ângulo, de fora: 3 a 0. No "apagar das luzes", Thiago Humberto recebeu e tocou por cima de Gléguer: 4 a 0.

Os problemas internos ainda parecem abalar um pouco o Barueri. Infelizmente. Tem boas opções - Fernandinho e Thiago Humberto, principalmente - e uma boa estrutura. Pode não ter potencial para brigar pelo G4, mas tem para incomodar. E o Vitória caiu muito de produção. Os quatro jogadores que vinham se destacando - Roger, Apodi, Leandro e Leandro Domingues - tem sumido nos jogos. Vejo o time baiano na mesma situação do Barueri: não deve brigar pelo G4, mas irá incomodar.

Nenhum comentário: