Publicidade

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

20ª Rodada, Parte I - erros de arbitragem e São Paulo subindo

- Vitória 2x1 Atlético/PR: Vágner Manicini vai colocando o Vitória de novo nos eixos. Com boa atuação de Ramón, o time baiano bateu o Atlético/PR, quebrando um jejum de cinco jogos. O Furacão perdeu a primeira sobre comando de Antônio Lopes, depois de quatro vitórias seguidas. partida foi equilibrada e com boas oportunidades para ambos. Ramon - aquele! - abriu o placar para os baianos, em belo chute. Wallyson empatou para o Atlético, aproveitando bobeira da zaga, mas Neto Berola chutou de fora e matou o jogo. A troca de treinador fez muito bem para os dois times, que dão impressão de incomodar mais nesse segundo turno.


- Botafogo 1x2 Santo André: Mais um tropeço do Botafogo em casa. Agora para o fraco Santo André. Desorganizado, sem criatividade e muito menos a pegada do jogo contra o Palmeiras, o Bota foi dominado pelo Ramalhão. Júnior Dutra recebeu de Cicinho, passou como quis pela zaga e abriu o placar para os paulistas, logo aos quatro minutos. Dez minutos depois, Junior Dutra fez mais uma boa jogada e deixou Nunes na boa para fazer: 2 a 0. André Lima, de pênalti, diminuiu. No segundo tempo, o Santo André se fechou, o Botafogo foi para o abafa, mas ficou nisso mesmo. Vaias da torcida no Engenhão.


Jogar com três zagueiros e três volantes, em casa, contra o Santo André, é desanimador para qualquer torcedor. Pior ainda quando vê que todo esse "ferrolho" não mostra determinação e falha demais. Foi dessa maneira que o torcedor deve ter visto o jogo. Estevam Soares vai ter trabalho demais para reerguer o Botafogo. O Santo André jogou de maneira inteligente, venceu, mas não me convence.


- Santos 1x0 Grêmio: O Peixe voltou a vencer na Vila e manteve o jejum gremista com visitante nesse Brasileirão. O jogo não foi bom. Primeiro tempo fraco e de poucas chances. Segundo tempo um pouco melhor, com o time santista mais à frente após a entrada de Neymar. O Grêmio se fechou e buscava encaixar um contra-ataque. O gol solitário veio aos 34, após cruzamenteo do estreiante George Lucas para Paulo Henrique, que completou de cabeça. A equipe gaúcha foi para cima, até Victor foi ao ataque, mas o Santos segurou o placar.


Impressiona a falta de qualidade no passe santista nos últimos jogos. O esquema utilizado por Luxemburgo, com três volantes, não colabora. E Kléber Pereira não é nem sombra dos últimos anos. Já o Grêmio segue a velha máxima: sem ganhar fora, nada de brigar pelo título. Time para isso tem. Falta maior atitude como visitante.


- Barueri 2x1 Sport: No finalzinho, o Barueri venceu e aumentou o desespero na torcida do Sport, com o time ainda na lanterna. Aproveitando os erros do time pernambucano, o Barueri dominou o primeiro tempo e abriu o placar com Val Baiano - 10° dele, artilheiro. No segundo tempo, o Sport melhorou, equilibrou o jogo, e chegou ao empate com Luciano Henrique. O Leão mandou três bolas na trave. Mas o retrato do último jogo se repetiu. Melhor em campo e com um homem a mais, o rubro-negro tomou o gol no finalzinho. Thiago Humberto marcou o gol da vitória dos paulistas.


O Barueri segue rondando o G4. Subiu para sétimo e está dois pontos atrás do Inter, quarto colocado. Enquanto isso, o Sport segue a sina de desperdiçar pontos e fica na lanterna. Pelo menos apresenta uma melhora nos últimos jogos, o que anima o torcedor.


- Coritiba 1x0 Palmeiras: Com uma atuação horrível do árbitro Péricles Cortez, o Palmeiras perdeu para o Coritiba, completa a quarta partida sem vitória e vê todo mundo se aproximar. No primeiro tempo, poucos lances de perigo e duas expulsões, uma para cada lado. Pierre nem tinha amarelo e foi expulso em jogada para amarelo. Leandro Donizete tomou o segundo amarelo e também foi para o chuveiro. A falta de critério da arbitragem era evidente. Na seguda etapa, os dois times voltaram melhor e criaram grandes oportunidades. Cleiton Xavier era o mais perigoso do Palmeiras, enquanto Marcelinho Paraíba dava trabalho ao goleiro Bruno. O atacante do Coxa acertou uma no travessão, na melhor chance. No finalzinho, o árbitro viu pênalti de Marcão em Thiago Gentil. Lance, no minímo, duvidoso. O zagueiro palmeirense foi expulso. Marcelinho Paraíba cobrou bem e fez: 1 a 0. Pereira ainda conseguiu ser expulso logo depois. Dois a dois nas expulsões, 1 a 0 no placar.


Vou ser repetitivo: o Coritiba não tem time para ficar brigando por rebaixamento. Ney Franco vai conseguindo encaixar as boas peças que tem e deve tirar o time da situação. Muricy sofreu com os desfalques e, principalmente, a expulsão de Pierre. Tudo isso complicou a situação do Palmeiras, que sai de Curitiba líder, mas pode não ser mais ao fim da rodada. Pela frente, duas decisões. Primeiro, contra o Internacional, no Palestra. Depois o São Paulo, no Morumbi. Sem dúvidas, esses jogos vão ser fundamentais para mostrar se o Verdão pode mesmo ser campeão.


- Internacional 1x2 Corinthians: Outro jogo em que a arbitragem atrapalhou um, ajudou outro. Em partida movimentada e de bom nível, o Corinthians conseguiu a segunda vitória seguida e encostou mais uma vez nos líderes. O Inter viu quebrar a série de três vitórias seguidas. Chicão - para o árbitro, Jean - abriu o placar, após cruzamento na área. Os dois zagueiros estavam impedidos. Alescsandro, de cabeça, aproveitou bom cruzamento de Giuliano e empatou para o colorado. Na volta do intervalo, o Inter começou pressionando. Danilo Silva acertou o travessão. Alecsandro também acertou a trave do goleiro corintiano. Mas, aos 42, Dentinho chutou cruzado e Jorge Henrique, em impedimento, completou para o gol.


O Inter, apesar da derrota, vai voltando ao estilo veloz na frente e de pegada no meio. Só precisa acertar as alas. O Corinthians ainda não se acertou tecnicamente, mas a disposição tática foi fundamental nesta vitória no Beira-Rio.



- São Paulo 1x0 Fluminense: No retorno de Rogério Ceni, mais uma vitória são-paulina, a sétima consecutiva. O tricolor paulista chegou de vez e está a um ponto do líder Palmeiras. O time não apresentou o bom futebol dos últimos jogos. Teve pela frente um Fluminense recolhido, apostando no contra-ataque. Depois de duas bolas seguidas no travessão - uma com Jorge Wagner e a outra com André Dias - o São Paulo abriu o placar. Em bela jogada, Richarlyson passou por dois e tocou no canto: 1 a 0. O time paulista perdeu boas oportunidades de ampliar. O Flu pouco chegava ao ataque. Ao contrário do segundo tempo, quando o tricolor carioca pressionou. O São Paulo não conseguia passar pela marcação e se viu pressionado no campo de defesa. Porém, a falta de qualidade impediu o empate do Fluminense.

O São Paulo jogou para ganhar, para fazer o resultado. Tomou grande pressão do Fluminense, mas conseguiu se segurar. Volto a repetir: os confrontos diretos vão mostrar se o "campeão voltou" realmente. Até aqui, parece que sim. E o Flu vai se complicando. Ler frases como "vamos sair dessa situação logo" são desanimadoras para qualquer torcedor. Só um Conca é muito pouco. A solução? Como disse o lateral Ruy, "não é preciso fazer contas; é preciso vencer". Só e tudo isso.

Nenhum comentário: