Publicidade

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Brasileirão - 17ª rodada - Jogos da quarta (parte II)

- Atlético (MG) 2x3 Corinthians: Vitória de líder, em um jogo com um tempo de cada. O primeiro tempo foi do Atlético. Começou ofensivo, em cima, usando bem o lado esquerdo, com Bernard e Richarlyson aparecendo. O gol não demorou a sair, com Dudu Cearense.

Tudo parecia que seria o jogo para o Galo sair da fase ruim. O Corinthians chegava pouco ao ataque. Por outro lado, o Atlético pressionava. E, de pênalti, Guilherme ampliou.

Jogo ganho? Parecia. Mas a entrada de Émerson Sheik no lugar de Alessandro (por onde o Galo fazia o que queria) mudou o Corinthians - e a partida. Foi dele o primeiro gol do Timão. Ele também sofreu o pênalti, que provocou a expulsão de Réver. Alex bateu e empatou. Isso tudo em menos de 10 minutos.

O Galo sentiu. Saiu do papel de dominador para dominado. O Corinthians adiantou a marcação e foi para cima. Mandou no segundo tempo inteiro. Pressionou até virar, e assim o fez, com Liédson - recebeu desvio de cabeça de Émerson. Ficou 3 a 2. Poderia ser quatro, caso Alex não perdesse o pênalti no fim.

Tite ganhou o jogo no vestiário. Bastou a entrada de Émerson no lugar de Alessandro, que não fez nada no primeiro tempo, e pronto. Outra postura tática. Outra atitude do time. Vitória de líder, derrota de quem vai ter que suar muito para não cair. O Atlético fez no primeiro tempo o que não faz há muito tempo. Fez no segundo o que vem fazendo há algum tempo. Nesse ritmo, vai ser difícil escapar da Seéri B.

- Santos 2x3 Coritiba: Peixe em queda. Em jogo equilibrado, mais uma derrota santista. Não era o esperado quando Borges abriu o placar logo no começo. Mas o Coritiba mostrou sua força. Foi ao ataque, mandou uma na trave e conseguiu o empate, com Jéci.

O segundo tempo teve retrato parecido. Não demorou para Borges mostrar oportunismo e fazer 2 a 1. Porém, mais um vez o Coritiba mostrou que não é bobo. Foi ganhando espaço, aproveitou a oportunidade e Marcos Aurélio empatou.

As coisas começaram a cair para o Santos no pênalti que Borges bateu e Edson Bastos defendeu. Pronto. O Coritiba animou ainda mais. Perdeu algumas chances. Viu a situação melhorar na expulsão de Pará. E matou o jogo com Léo Gago, após jogada individual em contra-ataque: 3 a 2. Com Edu Dracena também expulso, o Santos entregou os pontos.

Incrível a queda do Santos. Futebol comum, sem nenhum brilho. Ganso apagado. Neymar mediano. Borges matador, mas sozinho. O meio dá muito espaço, os laterais não funcionaram. Pegou um Coritiba muito bem organizado taticamente, que soube aproveitar os espaços e chegar ao ataque para liquidar a partida. Não foi genial, mas soube o que fazer. Coxa com cara de quem vai ficar no meio da tabela. Santos precisa acordar.

- Internacional 1x0 Botafogo: Partida decidida no detalhe. E o detalhe foi Leandro Damião. Botafogo começou mais ofensivo, mas o Inter equilibrou o jogo. O alvinegro chegava, mas sem grande perigo. Já o Inter dava trabalho para Jefferson.

No segundo tempo, o Colorado se impôs. Foi para cima. E chegou ao gol, com Leandro Damião. O Botafogo conseguiu chegar com perigo, mas nada de gols. No resto, os dois times iam ao ataque, mas sem perigo.

Inter não foi tão bem, mas ganhou corpo. Dedo de Dorival ou não, o time pode engrenar ainda neste Brasileiro. Jô e Leandro Damião começam a se entender. Vão dar trabalho. O Botafogo merecia sorte melhor. Faltou um detalhe. Ou alguém que fizesse esse detalhe.

Nenhum comentário: