Publicidade

sábado, 27 de agosto de 2011

Liga Europa - Fracasso retumbante

Por Felipe Portes (Total Football)

Não tem mais bobo no futebol, dirão os mais fanfarrões. E a frase quase faraônica de Galvão Bueno de fato não está incorreta ou empregada de forma leviana. De fato, não há mais bobo no futebol, bobo é quem investe milhões ou tem uma tradição a zelar e ainda sim fraqueja perante forças menores no esporte, deixando embasbacados seus torcedores que não tem outra opção além de lamentar.

Lamentar. Lamentar o que, afinal? Supostamente, ninguém está perdendo nada se o seu time é eliminado de uma competição. Há sim a sensação de ter deixado escapar a oportunidade de comemorar algum feito importante. Mas sabemos que suposições não costumam funcionar no futebol. Com seus quase 150 anos, esta modalidade tem evocado paixões (palavra que não me canso de usar em textos relacionados) e controvérsias ao longo de sua história.

Neste contexto, pessoas ao redor do globo dedicam grande parte de suas vidas a agremiações com quais possuem grande identificação, muitas vezes em uma relação honesta de amar/ser correspondido, ainda que os troféus não venham quando esperado.

Esperado. Era esperado de várias equipes nesta Liga Europa que fizessem um papel minimamente digno. Sem indiretas, vamos logo ao ponto que permeia (ou norteia, como dizia um professor que tive) este post, que sucede o especial do número 100. Devo dizer que escolhi falar das grandes quedas como o 101, para não macular a ideia de "marco" neste blogue. Sendo assim, prosseguirei.

O Spartak Moscou foi o primeiro a deixar a sua torcida com uma pulga atrás da orelha. Mais cedo do que os demais confrontos na última eliminatória da LE, os russos levaram um gol crucial no último minuto do Legia e perdeu em casa para os poloneses por 3-2. O agregado não poderia ser mais cruel. 5-4 para os rapazes de Varsóvia, que ficaram com a vaga. Aos moscovitas, os bicos e a enxaqueca.

O Rosenborg continuou em queda livre e além de perder a vaga na Liga dos Campeões frente o Plzen, (que também vitimou o Kobenhavn no playoff derradeiro) também não aguentou com o AEK Larnaca, do Chipre. Com um 0-0 em Trondheim, os noruegueses perderam em Larnaca para o genérico do clube grego de Atenas. Precisa dizer que também estão fora da LE?

Quem também rodou foi o Panathinaikos, que não fez o placar suficiente para tirar o Maccabi Tel-Aviv da disputa. Com apenas um 2-1, o 3-0 na primeira mão em Israel foi fatal para os gregos, que há tempos não tem honrado o trevo em seu escudo. Maccabi nos grupos, alviverdes na rua da amargura. Detalhe para a outra queda do Pana na LC, para o Odense, na partida conhecida como Milagre de Atenas, um 4-3 a favor dos dinamarqueses.

O Partizan então, foi encarar o temido Shamrock Rovers em pleno Stadion Partizana, em Belgrado. Na primeira peleja, na Irlanda, o placar de 1-1 deixou os parni valjak confiantes na classificação, no triunfo em terras sérvias. No entanto, não foi bem assim que aconteceu. Surpreendidos com novo empate pelo mesmo placar, os alvinegros levaram um gol na prorrogação e deixaram de disputar qualquer evento europeu nesta temporada, tendo sido eliminados também na LC pelo Genk. (O que não é tão vergonhoso assim)

E daí, quando você pensa que a vergonha alheia acabou, olha só o que aconteceu em Glasgow. O Rangers fez o favor de empatar em casa, no Ibrox, com o Maribor. Na Eslovênia, durante o cotejo de ida, os donos da casa fizeram 2-1 nos escoceses e estão garantidos nos grupos da LE. Está achando que é pouco? O Celtic também saiu do evento no mesmo dia, perdendo para o Sion, da Suíça. No primeiro encontro, o 0-0 dentro do Celtic Park pesou para a péssima participação dos bhoys ao que concerne Liga Europa. E daí que na casa do adversário, o 3-1 selou a eliminação alviverde. Péssimo dia para o futebol escocês, que também perdeu o Hearts. A equipe grená não conseguiu reverter o 5-0 para o Tottenham em casa.

Por fim, nos jogos considerados como fracassos, eis que a Roma cria um novo conceito de derrota explicável frente o Slovan Bratislava. A começar pela nova demonstração de chinelismo por parte de Cicinho, substituido aos nove minutos da etapa inicial. Aos 11, Perrotta abriu o placar, dando esperanças aos romanistas que compareceram em peso no Olímpico. 50 mil presenciaram um jogo tenso e a atuação trágica de Bojan, que transformou uma possível goleada em um poema de Álvares de Azevedo.

A revolta geral veio aos 74'. Eis que o treinador Luis Enrique resolve mexer no time e troca Totti, então articulador e destaque giallorossi no cotejo. Sai Il Capitano e entra Okaka. De pronto, a torcida vaiou a opção do técnico. Não demorou para que Stepanovsky empatasse a parada e transformasse a bela noite de Roma num drama interminável. Assim se fez, assim terminou a esperança de um título para uma equipe que foi renovada dentro e fora de campo.

Como nem tudo foi tristeza para os grandes europeus, o Schalke fez a sua parte e atropelou o HJK Helsinki, que ameaçou surpreender vencendo a primeira perna por 2-0, gols de Pukki. Os azuis reais saíram na frente, mas logo depois o mesmo Pukki empatou. Com a mesma aplicação da partida/virada épica contra o Mainz no último domingo, o Schalke soube administrar o nervosismo e terminou o jogo em Gelsenkirschen com um 6-1, vaga assegurada, evidentemente.

A Lazio fez o dever de casa e até o de fora dela. Com duas vitórias impactantes (a primeira por 6-1 e a segunda por 3-1) sobre o Rabotnicki, a celeste romana não encontrou dificuldades para guardar o seu lugar nos grupos.

Resultados
Dinamo Bucareste 2-3 Vorskla (ag. 3-5)
Spartak Moscou 2-3 Legia (ag. 4-5)
Rennes 4-0 Estrela Vermelha (ag. 6-1)
PSV 5-0 Ried (ag. 5-0)
Alania 2-0 Besiktas (ag. 2-3)
AEK Larnaca 2-1 Rosenborg (ag. 2-1)
Spartak Trnava 1-1 Lokomotiv Moscou (ag. 1-3)
Dinamo Kiev 1-0 Litex (ag. 3-1)
Gaz Metan 1-0 Austria Wien (ag. 2-3)
Dinamo Tbilisi 1-1 AEK Atenas (ag. 1-2)
Hapoel Tel-Aviv 4-0 Ekranas (ag. 4-1)
CSKA 1-1 Steaua (ag. 1-3)
Young Boys 2-2 Braga (ag. 2-2 - Braga fez dois gols fora de casa)
Rapid Bucareste 1-1 Slask (ag. 4-2)
Sparta Praga 1-0 Vaslui (ag. 1-2)
Panathinaikos 2-1 Maccabi Tel-Aviv (ag. 2-4)
Helsingborg 1-3 Standard Liège (ag. 1-4)
Schalke 6-1 HJK Helsinki (ag. 6-3) (quatro gols de Huntelaar!)
Vitória de Guimarães 0-4 Atlético de Madrid (ag. 0-6)
Partizan 1-2 Shamrock Rovers (ag. 2-3)
Anderlecht 2-2 Bursaspor (ag. 4-3)
Trabzonspor-Athletic Bilbao*
Rangers 1-1 Maribor (ag. 2-3)
Dnipro 1-0 Fulham (ag. 1-3)
Sion 3-1 Celtic (ag. 3-1)
Club Brugge 2-0 Zestafoni (ag. 5-3)
Sochaux 0-4 Metalist (ag. 0-4)
Roma 1-1 Slovan Bratislava (ag. 1-2)
Rabotnicki 1-3 Lazio (ag. 1-9)
Birmingham 3-0 Nacional (ag. 3-0)
Stoke 4-1 Thun (ag. 5-1)
AZ 6-0 Aalesund (ag. 7-2)
Karpaty 1-1 PAOK (ag. 1-3)
PSG 2-0 Differdange (ag. 6-0)
Tottenham 0-0 Hearts (ag. 5-0)
Salzburg 1-0 Omonia (ag. 2-2 - Salzburg vence por gols fora de casa)
Sevilla 1-1 Hannover (ag. 2-3)
Sporting 2-1 Nordsjaelland (ag. 2-1)

*Trabzonspor-Athletic foi cancelado. Com a exclusão do Fenerbahce da LC, o Trabzonspor herdou a vaga do conterrâneo. Já o Bilbao, está automaticamente classificado para os grupos.

Nenhum comentário: