Publicidade

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Campeonato Inglês - Gigantes sofrem na estreia da Premier League

Por Gilmar Siqueira e Aldir Junior (Total Football)

Link
Neste fim de semana começou a temporada 2011-2012 da Premier League e o que chamou a atenção foram as más atuações dos favoritos, exceto o Manchester City, que goleou o Swansea por 4x0, com direito a dois gols do estreante Sergio "Kun" Agüero. No domingo (14), o Manchester United venceu o West Bromwich por 2x1, mas assim como Arsenal, Chelsea e Liverpool, não jogou bem.

Liverpool x Sunderland
O Liverpool recebeu o Sunderland, em Anfield, com quatro novos reforços em campo -José Enrique, Downing, Henderson e Charlie Adam- e deu muito trabalho ao também renovado Sunderland no primeiro tempo. Com apenas cinco minutos de jogo Richardson cometeu pênalti em Luis Suárez, que foi para a cobrança e acabou isolando. Mas o atacante uruguaio se recuperou logo aos 12 minutos, quando aproveitou uma cobrança de falta feita por Charlie Adam, melhor em campo na etapa inicial, e abriu o placar para os Reds.

Já no segundo tempo, quem cresceu foi o Sunderland e partiu para cima do Liverpool, obrigando Pepe Reina a fazer ótima defesas. O empate veio com apenas 12 minutos, quando o estreante Sebastian Larsson aproveitou falha de Flanagan e acertou um voleio maravilhoso. Depois disso o Liverpool até foi para cima, mais na base da empolgação do que da técnica e não conseguiu virar.

Há de se levar em consideração que este foi o primeiro jogo dos Reds na Premier e que dos titulares, 4 estavam estreando. Mas as expectativas criadas pela torcida foi de uma atuação no segundo tempo equivalente a do primeiro. Por outro lado, quem se recuperou bem foi o Sunderland. Dos jogadores contratados por Steve Bruce, apenas Wes Brown e Seb Larsson começaram jogando e foram muito bem.

Newcastle x Arsenal
Sem Fàbregas, Nasri e Wilshere o Arsenal foi ao St James' Park enfrentar o Newcastle e não conseguiu tirar o zero do placar. Tendo o tcheco Rosicky atuando na função do ex-capitão, que já é jogador do Barcelona, e Gervinho (contratado junto ao Lille) caindo bem por ambos os flancos, os Gunners dominaram o primeiro tempo em termos de posse de bola, mas não conseguiram grandes chances. Aaron Ramsey -que voltou a jogar em sua posição natural como segundo-volante- foi forçado a deixar Alexander Song sozinho na marcação, por muitas vezes, para apoiar ao ataque, mas nem isso surtiu efeito. Pelo lado dos Magpies, apenas Demba Ba tentava algumas jogadas em velocidade, mas nada conseguia.

Para o segundo tempo, Alan Pardew passou a jogar em um 4-2-3-1, deixando apenas Ameobi isolado na frente e colocando Obertan (que entrou na vaga de Demba Ba) pelo lado direito). Isso fez com que o time da casa passasse a dar mais trabalho e dificultasse a saída de bola dos Gunners, mas não foi o suficiente. No lance mais polêmico do jogo, Gervinho se jogou na área pedindo pênalti, mas o juiz não deu. Indignado com a situação, o polêmico Joey agarrou o marfinense pela camisa e fez com que ele se levantasse. Como se não bastasse isso, o ex-jogador do Lille, ao ser agarrado, deu um tapa em Barton e acabou sendo expulso. O inglês, por outro lado, levou apenas um cartão amarelo.

Stoke City x Chelsea
O Chelsea deu o pontapé inicial na temporada do Campeonato Inglês diante do sempre perigoso e enigmático Stoke City, fora de casa, e terminou como a maioria dos times do chamado “big four” (Man Utd, Arsenal, Chelsea e Liverpool), com um empate decepcionante para seus torcedores.

André Villas-Boas fez sua primeira partida oficial a frente dos “blues”, e logo de cara promoveu o contestado Fernando Torres, com apenas um gol em partidas oficiais com a camisa do time londrino, a condição de titular, deixando o marfinense Didier Drogba esquentando o banco de reservas.

A equipe vice-campeã inglesa da última temporada, como era de se esperar, procurou o gol, porém esbarrou na marcação dura armada pelo técnico Tony Pulis. A equipe local tentou levar perigo em sua jogada que virou marca-registrada, a bola alçada na área em cobrança de lateral de Delap. Apesar da confusão que a jogada gera na área do adversário, esse não foi o dia dela se transformar em gol.

Na segunda metade do jogo, o Chelsea voltou mais ligado, pressionando mais e transformando Begovic, goleiro do Stoke, em um grande personagem da partida parando bons ataques do adversário.

Anelka e Drogba entraram com o decorrer do segundo tempo e criaram boas oportunidades de gol não convertidas. A pressão do time da capital inglesa acabou diminuindo, e satisfeito com o resultado, o Stoke não se arriscou no campo ofensivo e a partida terminou 0x0.

Man. United x West Bromwich

Os atuais campeões não decepcionaram, e foram os únicos do “big four” saírem de campo com três pontos. Mas a vitória de 2x1 diante do West Bromwich não foi nada fácil.

A equipe comandada por Sir Alex Ferguson saiu na frente com Rooney, começando bem a temporada, abrindo o marcador após tabelinha na direita do campo. Após o gol, o Manchester United continuou, como em 2010-11 sem mostrar um futebol exuberante, porém eficiente.
Mas quem marcou depois foram os donos da casa. Em mais um falha do goleiro de Gea, contratado junto ao Atlético de Madrid para ter a “ingrata” tarefa de substituir o goleiro Van der Sar. O jovem espanhol vem tentando se adaptar a pressão do gol do maior campeão inglês, mas tem cometido algumas falhas que podem ser muito prejudiciais a equipe em um jogo mais complicado, aonde se é decidido em detalhes (não me refiro ao detalhe que o Parreira diz “o gol é um detalhe”). Em um fraco chute cruzado de Long, De Gea deixou a bola passar e o WBA empatou.

Porém o estigma eficiente do United voltou a campo em um momento no qual o time vermelho de Manchester se mostrava desinteressado com o jogo e tocando insistentemente a bola, o gol saiu. Young, contratado junto ao Aston Villa, recebeu na ponta esquerda, invadiu a área e chutou cruzado, a bola desviou em Reid e entrou, decretando a vitória dos “diabos vermelhos” por 2x1.

Resultados
Wigan 1-1 Norwich
West Brom 1-2 Manchester United
Stoke 0-0 Chelsea
Queens Park Rangers 0-4 Bolton
Newcastle 0-0 Arsenal
Manchester City 4-0 Swansea
Liverpool 1-1 Sunderland
Fulham 0-0 Aston Villa
Blackburn 1-2 Wolverhampton

Nenhum comentário: