Publicidade

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

E agora, Mano?

O Brasil foi derrotado pela Alemanha. Jogou mal. Não se encontrou novamente. Mano Menezes disse que deve mudar muita coisa. Mas, o quê?

Mano preferiu Fernandinho, no lugar de Ganso. Colocou um jogador que vem atuando como segundo volante na Ucrânia para fazer a função de meia-armador. O Brasil assistiu a Alemanha fazer boas trocas de passe, usando bem os laterais e chegando com perigo.

O Brasil assustou apenas com uma cobrança de falta de Daniel Alves e um chute cruzado de Neymar. Nada mais. O resto do primeiro tempo foi todo alemão. Porém, a maioria dos chutes foram para fora.

Veio o segundo tempo. Pato teve chance incrível. O Brasil passou a ocupar mais os espaços. Porém, não demorou para Alemanha dominar novamente.

E, em pênalti bem marcado, Schweinteiger fez 1 a 0. Nã demorou e, após grande troca de passes pelo meio, Gotze (ótima atuação) fez um carnaval e ampliou: 2 a 0.

O Brasil conseguiu diminuir, também em pênalti (inexistente), com Robinho. Reação? Que nada. André Santos estava em campo. Errou feio, tentou fazer bonito em frente de Schweinsteiger, perdeu a bola na área e o bom meia deixou Schürle na boa para fazer: 3 a 1. Neymar ainda diminuiu no fim, mas não tinha tempo para mais nada.

A primeira mudança de Mano é: deixar de ser teimoso. O esquema que tentou colocar não dá certo. Time desorganizado, sem criatividade. Ser ofensivo apenas no papel não vale.

Deu para André Santos. Teve sua chance com Dunga, teve agora. Não aproveitou. Precisa encontrar uma boa opção. Colocar Fernandinho como armador deu impressão que não tem acompanhado tanto o futebol dele - vem atuando mais como um segundo volante.

Levou dois jogadores que conhecem muito bem o futebol alemão (Renato Augusto e Luiz Gustavo) para dar chance à Ralf e Fernandinho. Perdendo, manteve o time. Jogando mal, manteve o time.

Próxima quinta-feira tem convocação para o duelo contra o Egito e, provavelmente, a lista de jogadores nacionais para os duelos contra a Argentina. Mas, a mudança necessária é: deixa de ser tão teimoso, Mano.

Nenhum comentário: