Publicidade

domingo, 7 de agosto de 2011

Campeonato Francês - Quem ri por último...

E no primeiro texto de parceria com a Total Football uma análise da abertura da Ligue 1, mais conhecido por aqui como Campeonato Francês. O texto é de Felipe Portes.

Foi uma noite difícil para os favoritos ao título da Ligue 1 neste sábado. Três deles tiveram tropeços, com destaque para o PSG, que perdeu em pleno Parque dos Príncipes para o Lorient. A cargo de estreia, não há muito o que lamentar por Lille e Marseille, já que os investimentos destas equipes foram altos (em especial dos parisienses) e ainda é cedo para prognósticos sobre o destino de cada um no certame.

Começando pelo PSG, que caiu numa cilada armada pelos alvi rosados do Lorientnesta noite e demonstrou muito nervosismo por parte de seus estreantes Sirigu, Matuidi, Menez e Bisevac. Menez, ex-Roma, não fez bom jogo, errando muitos passes e dribles. O defensor Bisevac teve certo destaque na retaguarda parisiense e quase empatou a peleja aos 77'. Outro estreante que não teve o mesmo azar foi Quercia, autor do gol do Lorient, aos 28' do primeiro tempo. Longe do debut ideal, a agremiação da cidade luz (que se reforçou com Javier Pastore pelo montante de 43 milhões de euros) teve de engolir o resultado adverso em seus domínios. (PSG 0-1 Lorient)

Mais um grande que tropeçou em casa foi o Marseille. Com um uniforme mais colorido que maiô dos anos 1960, os albicelestes começaram bem e abriram o marcador com Lucho González, aos 38'. A torcida presente no Vèlodrome já cantava vitória quando seus atletas começaram a relaxar em campo, contra o pequenoSochaux. Foi daí que seus defensores resolveram tirar um breve cochilo na volta do intervalo e Martin empatou aos 50'. Mais alguns instantes de aperto na defesa do OM e Nogueira virou a parada, aos 70'. Antes que o desespero tomasse conta dos presentes, Remy apareceu bem novamente, como na SuperCopa francesa e empatou o cotejo, que já trazia traços de drama para os mandantes. (Marseille 2-2 Sochaux)

O Lille não mostrou o futebol que lhe consagrou na última temporada. Com uma atuação xoxa fora de casa contra o Nancy, Les Dogues não apresentaram a criatividade característica de seus jogadores e deixaram o relvado com um empate em 1-1, com gols de Debuchy e Béria (contra), pelo lado do Lille. O gol de Debuchy, diga-se de passagem, foi marca de um lateral que não dorme em serviço. Berenguer recua mal ao goleiro, que é surpreendido pela presença do ala lilloise para inaugurar os trabalhos. Todavia, Béria entregaria a paçoca minutos depois com um DESVIIIIIIIIIIIO (diria Milton Leite) para as próprias redes. Sem muitos bons momentos, ficamos na igualdade. (Nancy 1-1 Lille)

Quem riu por último foi o Lyon. Riu por último contra o Nice, literalmente. Com gol de Mounier para os rubronegros aos seis minutos, o treinador Claude Puel já estava colocando as barbas de molho com o madrugador tento sofrido. Mas nem tudo era preocupação para os leões do Gerland, os atletas não estavam tão sonolentos assim. Quatro minutos depois, Lisandro Lopez igualou a parada e sinalizou aos colegas o caminho correto para a vitória. Se aproveitando de buracos na defesa adversária, Gomis deu a vantagem ao Lyon, aos 33'. Seguiu o domínio até os 74', quando Gonalons deu números finais ao duelo. No banco, Claude Puel aplaudia, saltitava e comemorava a reviravolta. "Très bien, très bien, ma chère!",gritava enquanto alternava entre goles de sua garrafinha de água. (Nice 1-3 Lyon)

Outros resultados:
Ajaccio 0-2 Toulouse, Brest 2-2 Evian, Caen 1-0 Valenciennes, Montpellier 3-1 Auxerre.

Domingo, 7 de agosto
Dijon-Rennes, Bordeaux-Saint Etienne.

Nenhum comentário: