Publicidade

domingo, 14 de agosto de 2011

Campeonato Alemão - Te cuida, Heynckes!

Por Felipe Portes (Total Football)

Muita coisa mudou no Bayern desde a final da Liga dos Campeões em maio de 2010, na derrota contra a Inter. A começar pelo comando técnico, não mais de Louis Van Gaal e sim de Jupp Heynckes. O elenco em si continua basicamente o mesmo, exceto as saídas de Demichelis e Altintop e as chegadas de Neuer, Petersen, Rafinha e Boateng.

Teoricamente, o elenco ficaria mais forte com estes reforços. Teoricamente. Quem acompanha a pré temporada dos bávaros pode fazer uma análise e constatar algo preocupante na formação do time e na forma como ele se porta nos jogos.

Isso ficou claro na primeira partida da Bundesliga, contra o M´Gladbach. O ataque não funcionou como deveria, ainda que o meio campo tivesse boa atuação. Mario Gomez perdeu mais de 721 gols frente ao jovem goleiro Stegen. A falha grotesca no setor defensivo evidenciou a péssima instrução para os homens da retaguarda do Bayern. Neuer saiu mal e Boateng errou o bote em cima de Igor De Camargo, que marcou o único tento do duelo. Tudo isso na Allianz Arena.

Contra o Wolfsburg, a síntese foi a posse de bola e as chegadas perto da área. Sem poder culpar Gomez desta vez, quem apareceu foi Kroos. Com duas finalizações erradas, o jovem alemão fazia as vezes de elemento surpresa, revezando com Schweinsteiger nos arremates ao gol de Benaglio, que mal trabalhou durante a peleja. E é nesta tônica que podemos definir este Bayern com uma só palavra: ineficiente.

No segundo tempo do embate contra os lobos, a agremiação bávara começou apertando, mas se acuou depois dos vinte minutos e sofreu fortes investidas do Wolfsburg, que demonstrava mais vontade de chegar ao gol. Basicamente a mesma história do jogo contra o M´Gladbach, o que nos faz concluir que há uma mesmice no esquema implantado por Heynckes. A cada jogo o Bayern parece regredir e involuir no seu estilo, não sendo sombra do campeão nacional de 2008/09.

A parte irônica disso tudo é que em jogada de Ribery, o Bayern chegou ao primeiro gol com Luiz Gustavo, no penúltimo minuto. A vitória veio com contornos de drama, já que o Wolfsburg pressionou nos últimos lances e teve um gol anulado na primeira etapa, de Helmes. (o atacante estava em posição legal, contudo)

Os amigos leitores devem concordar comigo quando digo que uma equipe que tem bons jogadores em seu plantel, mas que não dá resultado, só pode ter um diagnóstico: está sendo mal treinada. Então, como diria o mítico personagem de Chico Anysio, o "símbalo sescual" Alberto Roberto, te cuida, Jupp Heynckes. Ainda sim,Wolfsburg 0-1 Bayern.

Dortmund perde para Hoffenheim e vê Mainz tomar o posto de líder

Habitual freguês do Heim, o Dortmund visitou os azuis na Rhein Neckar Arena e sofreu sua primeira derrota nesta Bundesliga. O placar magro de 1-0 também não é muito diferente dos últimos confrontos envolvendo estes dois times, seja na Signal Iduna Arena ou em qualquer outro estádio. Salihovic marcou para o Hoffenheimaos nove minutos da primeira etapa e assim ficou até o apito final. (Hoffenheim 1-0 Dortmund)

O Schalke começou perdendo para o Colônia, com gol de Podolski, e deu a entender que a urucubaca continuaria instalada nos azuis reais. Todavia, com uma virada impressionante, a equipe de Ralf Rangnick saiu de campo com uma bela goleada, contando com gols de Huntelaar (3) (MEU DEUS!), Holtby e Raúl. Também é cedo para um prognóstico sobre a recuperação do Schalke, mas a goleada dá umboost de confiança nos atletas. Já o Colônia, segue em decadência e mais uma vez pode brigar para não cair. (Schalke 5-1 Colônia)

Hamburgo e Hertha fizeram um bom jogo na HSH Nordbank Arena, e empataram em 2-2. Torun inaugurou o marcador para os berlinenses, Petric empatou de pênalti. Son virou a parada e quando os rothosen acreditavam sair do relvado com os três pontos, foram surpreendidos pelo gol de Mijatovic, que não é aquele que brilhou no Real Madrid nos anos 1990. Frustrante para o Hamburgo que novamente não conseguiu vencer. Bom para o Hertha que consegue equilibrar com os concorrentes de Bundesliga neste retorno à divisão principal do futebol alemão. (Hamburgo 2-2 Hertha)

Para finalizar o giro, o Mainz aprontou das suas e venceu o Freiburg fora de casa por 2-1. Tudo bem que o adversário não era lá essas coisas, mas os números cinco já marcam seu sexto ponto na tabela e permanecem na parte de cima da Bundesliga. Risse e Choupo-Moting balançaram as redes para os vermelhos, enquanto Cissé marcou para o time da casa. (Freiburg 1-2 Mainz).

Nenhum comentário: