Publicidade

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Copa do Brasil

A rodada da Copa do Brasil teve de tudo. Tropeços, reação, goleadas e "classificados". Assim começaram as oitavas-de-final.

- Na Baixada, o Atlético Paranaense colocou fim a invencibilidade de cinco meses do Corinthians. Porém, o 3 a 2 saiu com gosto de vitória para o alvinegro. O Furacão teve o jogo na mão, poderia ter ido além do 3 a 0, mas bobeou no fim - melhor dizendo, nos últimos sete minutos de jogo. Wallyson (bom jogador), Rafael Moura (por incrível que pareça, tem se destacado), e Chico marcaram para o Atlético. Cristian, de falta, e Dentinho, em vacilo da zaga, descontaram. O Timão quase caiu no mesmo vacilo do Palmeiras ano passado - quando o alviverde foi goleado pelo Sport na semana da decisão do Paulista. Mano corrigiu a tempo e conseguiu sair com um resultado até favorável. E Ronaldo assustou a torcida toda. Tudo ok com o Fenômeno.

- O Inter segue voando. Desta vez a vitíma foi o Náutico, em pleno Aflitos. No início, até parecia que o Timbu daria trabalho. Só parecia. Nilmar fez um belo gol ainda no primeiro tempo. Taison - que fase! - fez o segundo e Marcelo Cordeiro matou o jogo: 3 a 0. Poderia ser mais. Inter classificado. Jogo de volta só para cumprir tabela. O colorado é, de longe, a sensação da temporada. Tite mostra que tem o time em mãos, um elenco forte e jogadores que desequilibram. Com tudo isso, se não pintar nenhuma zebra pelo caminho, o time gaúcho é forte candidato para a Copa do Brasil e Brasileirão.

- Quem também "garantiu" vaga foi o Coritiba. O CSA mostrou que foi uma zebra passageira e não teve chances contra o Coxa: 4 a 0. Marcelinho Paraíba vai mostrando o porque não rendia no Fla. Foi só jogar como atacante que voltou a fazer gols e jogar bem. Além da boa atuação, fez dois gols nessa partida - Márcio Gabriel e Carlinhos Paraíba fecharam o placar. Outro ponto a ser destacado é a mudança de postura do time com a chegada de René Simões. Explorando mais Marcos Aurélio para puxar os contra-ataques e melhorou o posicionamento do time em campo.

- O que aconteceu com o Atlético Mineiro? Oito gols sofridos em duas partidas, e nem um gol marcado. Para piorar, pode perder Diego Tardelli para a decisão do Mineiro. Pela Copa do Brasil, foi até Salvador e perdeu por 3 a 0. Com 15 minutos de partida, o rubro-negro ganhava por 2 a 0 - gols de Victor Ramos e Neto Baiano. Merecido. No segundo tempo, Neto Baiano fez o terceiro. Resultado que deixa o time baiano perto da vaga. Porém, dá para o Galo reverter, mas terá que melhorar demais para isso.

- O Flamengo ficou no zero a zero contra o Fortaleza, em Volta Redonda. Os dois times pouparam visando as decisões nos estaduais - até quando a Copa do Brasil será menos importante que um estadual? Não acompanhei o jogo, mas pelo que li foi uma partida ruim tecnicamente e sem muita criatividade. Atpa existiram chances de gols, mas desperdiçadas. Obina e Zé Roberto foram vaiado pela torcida. O resultado deixa tudo aberto, O próximo jogo será no Castelão. Com certeza, com casa cheia.

- Outro zero a zero foi na partida entre Americano e Ponte Preta. Também não vi. O que assisti foram duas grandes defesas do goleiro Aranha. Outro confronto em aberto.

- Mais dois empates fecharam a rodada: o Vasco recebeu o Icasa, do Ceará, e ficou apenas no empate por 1 a 1. Deixo as palavras de Dorival Júnior, em entrevista após o jogo, falar como foi a partida: "Temos que reconhecer quando o adversário demonstra valor. O Icasa jogou melhor postado, jogou mais solto, foi melhor. O Vasco teve muitas dificuldades em campo. Pelo o que aconteceu, o Vasco ainda saiu no lucro. Temos que trabalhar muito para reencontrar a melhor condição para a próxima partida". Explicado. Vale dizer que o Vasco jogou sem quatro titulares - Fernando, Carlos Alberto, Nilton e Jéferson - que fazem a diferença. Léo Lima foi justamente vaiado pelo fraco futebol. Os gols: depois de confusão na área após cobrança de escanteio, o goleiro Ari, do Icasa, cabou colocando a bola pra dentro do próprio gol (o árbitro validou para o zagueiro vascaíno Vilson (!)); o empate dos cearenses veio com Marciano, que recebeu na área e mandou pro gol, aos 31 do segundo tempo. O jogo deixou evidente que a equipe cruzmaltina precisa de mais peças para o grupo.

- Por fim, Goiás e Fluminense fizeram um bom jogo no Serra Dourada. Luiz Alberto abriu o placar aos dois minutos. Aos 5, Rafael Tolói empatou para o esmeraldino. No final do primeiro tempo, Thiago Neves cruzou e Fred mandou para as redes: 2 a 1 Flu. Após a expulsão de Maicon, o Goiás passou a comandar o jogo. Felipe Menezes fez o gol de empate. Vale dizer: Parreira fez três alterações por contusão - o goleiro Fernando Henrique, o meia Marquinho e o atacante Fred. Ricardo Berna, goleiro reserva, foi muito bem e salvou o tricolor de uma derrota.

Semana que vem tem mais.

Um comentário:

Clítia Milagres disse...

O futebol é mesmo uma caixinha de surpresas....